Economia

Visando economia, consumidores miram produtos perto do vencimento



Para economizar nas compras de supermercado, consumidores do noroeste paulista têm apostado em produtos perto do vencimento e que, por isso, são vendidos mais baratos.

A venda dos "vencidinhos", como são chamados os produtos perto da data de validade, é comum nas capitais e grandes centros, e tem ganhado espaço também nos estabelecimentos de São José do Rio Preto (SP). A medida é para garantir o lucro e evitar o desperdício dos produtos.

Pensando no sucesso dos "vencidinhos", a Vigilância Sanitária de Rio Preto orienta sobre os cuidados necessários durante a compra dos produtos.

Atenção e cuidados
"É sempre preciso ver se a embalagem está integra, se ela não está com algum estufamento ou com a orientação de marcação da indústria danificada, para que assim ele compre um produto que seja certificado pelo fabricante", explica o fiscal sanitário Luis Vani Amaral.

Amaral afirma que, caso o produto esteja dentro do prazo de validade e mantido com as condições especificadas, ele não apresenta nenhum risco ao consumidor, mesmo perto de vencer.

Segundo o diretor executivo do Procon, Jean Dornelas, os supermercados devem prestar esclarecimentos sobre os produtos, como estado de conservação, preço, entre outras condições, e todos os direitos dos consumidores estão mantidos.

Por outro lado, é preciso que o consumidor esteja atento ao preço, prazo de validade, condições do produto, da embalagem, e se ele está disponível para o consumo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Economia