Cidades

Vigilância Epidemiológica alerta sobre objetos que retém água nos cemitérios de Jales



Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica pediu uma atenção especial aos cemitérios do município.

Vanessa Luzia da Silva Tonholi, coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias de Jales, fez um apelo à população para dobrar os cuidados em vasos de plantas sobre os túmulos e informa: “alguns cuidados simples são essenciais para que possamos evitar a proliferação da dengue, pedimos para as famílias furarem os vasos e os suportes fixados nos túmulos para o escoamento da água, pois com a chuva, a água acumula ocasionando criadouros do mosquito. Embora alguns vasos tenham areia, tem uma borda a ser preenchida, que é onde a água fica parada”.

Em uma visita feita recentemente no local, pelos agentes municipais, foram encontrados 22 vasos com larvas.

O cuidado deve ser redobrado no período de chuvas e calor, propício para o desenvolvimento do mosquito.

Ações como retirar os plásticos envolvendo arranjos de flores deixados no local; descartar sacolas nas lixeiras do cemitério e não pendurá-la nas árvores, como acontece com frequência; observar se o vaso possui furos na lateral e/ou fundo para o escoamento da água, e, caso não tenha, providenciar a perfuração; colocar areia até a borda de maneira que não possa acumular água são medidas que devem ser adotadas pelos munícipes.

“Os agentes de endemias passam quinzenalmente nos cemitérios para verificar se há água da chuva retida e, infelizmente, a única medida para eliminar as larvas e evitar o acúmulo de água é virando os vasos que não possuem furo. As medidas de prevenção devem se estender, não apenas no local que moramos, nas áreas de lazer, no ambiente de trabalho, mas também em outros lugares da cidade, só dessa maneira irá evitar casos da doença nos bairros próximos ao cemitério”, finalizou Vanessa.

 

Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades