Polícia

Vídeo - Polícia abre inquérito para apurar manobras arriscadas de avião e busca identificar piloto



A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as manobras arriscadas feitas por um piloto de avião às margens do Rio Tietê, em Araçatuba (SP). Com o prefixo da aeronave nas mãos, a polícia tenta identificar quem estava pilotando a aeronave bimotor. Vídeos feitos das manobras foram parar nas redes sociais (Veja abaixo)

“No primeiro momento temos um vídeo que iniciaremos as investigações, e já consta o prefixo da aeronave. Através do prefixo da aeronave o seu proprietário será identificado, assim como o piloto. Não estamos afirmando que o proprietário era o piloto no dia da manobra, mas ele terá de indicar quem era”, afirma o delegado Getúlio Nardo Filho.

O delegado afirmou também que deve ouvir o dono da aeronave, mas não deu data para isso. Segundo ele, as manobras poderiam ter provocado uma tragédia e a lei determina os locais corretos de pouso e decolagem.

“É uma falta de bom senso, no mínimo. Uma rajada de vento mais forte ou ele perde o controle da aeronave pode provocar um acidente grave, uma irresponsabilidade muito grande”, diz.

 

Flagrantes

O piloto do avião bimotor foi flagrado fazendo manobras arriscadas às margens do Rio Tietê, em Araçatuba, no fim de semana. Vídeos que mostram as manobras estão circulando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

Na imagem é possível ver que o avião decola de uma propriedade rural às margens do rio. O piloto faz a manobra passando próximo à superfície do rio, e depois passa por cima de árvores e de uma construção. Ele passa, inclusive, perto de pessoas que estão filmando a manobra.

O piloto parece ter dificuldade de decolar e em um determinado momento quase bate na água.

Segundo testemunhas, as manobras perigosas foram feitas várias vezes, inclusive passando próximo a pessoas que estavam na praia.

A aeronave pertence ao empresário Rodrigo Maia Jacinto, mas não se sabe ainda quem era o piloto. O empresário não foi encontrado pela TV TEM e G1 para comentar o assunto.

Em um outro vídeo, que também foi divulgado nas redes sociais, outro avião também pousa na mesma praia. Nesse caso não é possível ver o prefixo da aeronave e identificar a quem ela pertence.

Aeronave faz manobra sobre o Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Aeronave faz manobra sobre o Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Aeronave faz manobra sobre o Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Anac apura

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já teve acesso aos vídeos. No caso do avião que foi identificado, um servidor da agência fez um memorando para a própria agência pedindo para que o caso fosse investigado.

Ele comunicou que “uma aeronave decola aparentemente de forma negligente e/ou imprudente, iniciando curva de grande inclinação antes de ganhar altitude, quase tocando a água e passando próximo a pessoas, embarcações e construções, expondo a risco excessivo a aeronave, coisas e pessoas à bordo e em solo.”

O relatório foi encaminhado pedindo para que o operador da aeronave seja intimado a prestar esclarecimentos necessários.

Em nota, a Anac disse que "em decorrência dos fatos ocorridos, a Anac instaurou um processo administrativo para verificar se houve descumprimento às normas de aviação civil. No momento, não é possível indicar quais são as penalidades cabíveis no caso. Esta será feita após conclusão da apuração."

Avião passa perto de árvores após passar pelo Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Avião passa perto de árvores após passar pelo Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Avião passa perto de árvores após passar pelo Rio Tietê, em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia