Cidades

Vice-prefeito Garça apresenta novo Núcleo Central de Saúde para a família do médico Antonio Queda, que deu nome à unidade



Mais uma grande conquista para a população de Jales: a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, iniciou os atendimentos no novo Núcleo Central de Saúde – APS/ESF (Atenção Primária à Saúde / Estratégia de Saúde da Família) Dr. Antonio Queda, construída no Jardim Monterey. Na última quarta-feira, dia 28 de outubro, o vice-prefeito José Devanir Rodrigues (o Garça) e a secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, representando o prefeito Flávio Prandi Franco, apresentaram as novas instalações aos familiares do médico Dr. Antonio Queda, homenageado com o nome da unidade. O prefeito Flá não pode comparecer ao ato em função de viagem a São Paulo.

 

Iniciada em 2018, a obra foi executada pela V. de Souza Ferreira & Cia Ltda ME.  A ESF será de Porte 2, ou seja, com capacidade para receber a estrutura física e equipe de duas unidades em um mesmo espaço na Rua João Mariano de Freitas Filho, na esquina da Avenida Paulo Marcondes, no Jardim Monterey.

 

A unidade possui 3 consultórios com banheiros anexos, 2 consultórios/acolhimento, ampla sala para consultórios odontológicos, recepção, sala de inalação, sala de atividades coletivas, sala de observação/procedimentos/coleta, sala de vacinas, depósito de resíduos contaminados, expurgo, sala de estéril, administração e gerência, sanitários para funcionários e para pacientes, sala de estocagem e dispensação de medicamentos, copa e sala de curativos. Toda a unidade tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

 

De acordo com a secretária Maria Aparecida, um recadastramento de usuários está sendo realizado para que o Núcleo Central possa suprir os atendimentos dos moradores da área central da cidade, como era feito no antigo prédio da Rua sete. “Estamos muito felizes em iniciar os atendimentos nessa nova e moderna unidade de saúde. Somente no ano passado, o Núcleo Central de Saúde realizou mais de 26.600 atendimentos individuais e queremos intensificar esse número, oferecendo serviço de qualidade e atendimento humanizado”.

 

O vice-prefeito Garça falou sobre a importância do nome dado ao prédio e sobre a unidade. “Estamos lisonjeados de receber aqui os familiares do Dr. Antonio Queda, médico que fez história e de grande importância em nossa cidade, em função da família que construiu, de seu caráter, profissionalismo, comprometimento e dedicação. Hoje é um dia especial, que marca uma nova etapa para o setor de saúde, um grande passo rumo ao fortalecimento da atenção básica de saúde do município. Nesses últimos quatro anos, essa é a quarta unidade de saúde que inauguramos, além de termos reformado as ESF’s do Roque Viola e Arapuã. A população, que é o que mais nos importa, será muito beneficiada com esta conquista”.

 

“Eu acredito que se meu pai estiver vendo isso aqui hoje, ele está muito feliz, porque meu pai amou a medicina e seus pacientes como nenhuma outra pessoa que conheci. Nada é mais honroso do que se lembrar de um profissional como ele dando seu nome a uma Unidade de Saúde”, falou a filha do médico homenageado que deu nome a unidade, Sandra Queda.

 

Nova van Minibus

 

A Prefeitura de Jales também adquiriu na última semana uma nova van Mercedez Benz Sprinter, modelo minibus, que será utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para o Transporte Fora de Domicílio (TFD), no valor de R$ 192 mil. A iniciativa faz parte do esforço da atual gestão em renovar a frota de veículos e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores municipais e, principalmente, atendimento aos munícipes.

 

A nova van 0 km tipo Minibus, possui teto alto (1,80 metros no salão de passageiros), com acessibilidade e uma vaga para cadeirante, capacidade 16 passageiros incluindo o motorista, direção hidráulica, ar condicionado para motorista e passageiros, salão com iluminação em LED e poltronas reclináveis.

 

“Esse veículo vai oferecer total segurança e muito conforto aos pacientes que precisarem fazer tratamentos em cidades como Barretos e São José do Rio Preto, além de hemodiálise em Fernandópolis. O transporte de pacientes do setor de Saúde tem recebido atenção especial de nossa administração. Essa nova van, por exemplo, moderna e zero quilômetro possui um sistema de dispositivo de poltrona móvel (DPM) automático para acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida, possibilitando o transporte de até três pessoas com deficiência, sem afetar a capacidade total de passageiros,  obedecendo as normas da ABNT. Estamos felizes em proporcionar mais esse benefício para a nossa população”, ressaltou o prefeito Flá.

 

Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades