Em Sessão Ordinária realizada ontem (03), os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Macedônia aprovaram e receberam, por unanimidade, uma denúncia protocolada contra o vereador Anderson Ventura (PP), conhecido como Piá, apelido que ele próprio utilizou durante a campanha eleitoral de 2024.
Segundo a acusação, durante a primeira Sessão Extraordinária, realizada no dia 24 de janeiro deste ano, o vereador teria ofendido a Câmara Municipal durante seu discurso na Tribuna, comprometendo a imagem da instituição.
Consta no documento que, ao se referir ao projeto de Lei 02/2025, de iniciativa do Poder Legislativo e assinado pelos membros da Mesa Diretora, o vereador denunciado afirmou que o referido projeto tinha como objetivo "engambelar o povo". A denúncia argumenta que o termo “engambelar” significa “enganar” ou “induzir ao erro” e, considerando que o projeto de lei foi proposto pelo próprio Poder Legislativo, a fala do vereador teria ofendido a honra e a integridade da Câmara Municipal.
A sessão contou com a presença de dezenas de pessoas no auditório. De acordo com alguns presentes, apenas seis indivíduos, todos familiares ou conhecidos do vereador denunciado, estavam ali para apoiá-lo, incluindo sua mãe, seu irmão, um tio, um amigo e, aparentemente, duas pessoas que fariam parte de sua segurança particular, já que estavam vestidas de forma adequada para a função.
Os vereadores sorteados para compor a comissão responsável pelo caso foram Edvaldo Fechio (PSD), Braythner Adami (PL) e Gustavo Rogério Ribeiro da Silva (PP), eleitos respectivamente como presidente, relator e membro.
A equipe de redação tentou contato com o vereador Anderson através de envio de e-mail que consta de sua página na Câmara Municipal, e aguardamos resposta
Seguiremos acompanhando o desdobramento do caso.