Direito

Veja o que fazer para evitar que seu WhatsApp seja clonado.



Você já ouviu falar que o WhatsApp de alguém foi clonado? Pois é. É uma das modalidades mais graves envolvendo ameaças virtuais.

Por conta disso, a empresa decidiu agir para tentar evitar que problemas assim aconteçam.

Em uma atualização lançada recentemente, o WhatsApp passou a emitir um alerta aos seus usuários para que eles não compartilhem com ninguém o código recebido via SMS durante o processo de ativação do serviço de mensagens. Nem família, amigos, pessoas de confiança. Ninguém.

Talvez você não se lembre, mas o WhatsApp sempre envia um número para o celular que o usuário cadastrou antes de começar a funcionar no aparelho.

Esta etapa é uma camada a mais de segurança, já que somente quem tiver acesso a mensagem é quem poderá ativar o aplicativo.

O alerta feito pela empresa já está disponível para instalações no sistema Android e, em breve, chegará ao iOS, da Apple. Minha conta foi invadida.

O que eu faço?

Caso a sua conta seja invadida, ou você suspeite de que isso tenha acontecido, a empresa dá dicas de como recuperá-la: Entre no aplicativo do WhatsApp com o seu número de telefone e o confirme com o código de 6 dígitos que será enviado via SMS;

Ao fazer isso, o WhatsApp deixa automaticamente de funcionar no dispositivo da pessoa que roubou seu perfil.

Durante o processo de recuperação da sua conta, é importante que você avise seus amigos, conhecidos e família.

Também vale procurar a equipe do WhatsApp para informar o ocorrido.

Alguém se passando por você pode solicitar senhas, contas correntes e dados pessoais.

Como posso ficar mais seguro?

Para aumentar ainda mais a questão de segurança, o WhatsApp recomenda que você ative a opção "Verificação em duas etapas", que fica na parte das configurações do aplicativo.

Uma vez ativada, qualquer tentativa de verificação do seu número será acompanhada por um PIN (senha) criado por você.

Para ativar: Abra o WhatsApp e entre na parte das configurações; Selecione o item "Conta" e entre na opção "Verificação em duas etapas".

No iPhone, está escrito "Confirmação em duas etapas"; Por fim, selecione "Ativar", insira uma senha criada por você e confirme.

Outra dica envolve o WhatsApp Web. Pode acontecer também de você esquecer o sistema conectado no trabalho, em algum computador que não seja seu, entre outras possibilidades.

Neste caso, é só: Abrir o WhatsApp e entrar na parte das configurações;

Procure o item WhatsApp Web/Desktop; Observe na tela todos os dispositivos em que a sua conta está ativada.

Desconecte todos de uma vez ou faça um por um.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito