Cidades

Vacinação contra o Sarampo e atualização de caderneta continua em Jales



A Secretaria Municipal e Saúde de Jales prossegue com a campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no dia 10 de fevereiro. No último sábado (15), o município promoveu o Dia D, quando as unidades de saúde que possuem sala de vacinação estiveram abertas das 8h às 16h para realizar a imunização.

Do público alvo da primeira etapa da campanha, crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos, 618 pessoas que compareceram às unidades de saúde, destas, somente 18 precisaram receber a dose do imunológico. Além da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, estavam disponíveis a vacina contra febre amarela e demais que fazem parte do calendário nacional de vacinação.

De acordo enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rachieli, o Dia D foi positivo. “Embora o número de doses distribuídas contra o sarampo não tenha sido muito grande, foi possível atualizar a carteira vacinal de muitas pessoas que buscaram as unidades de saúde, isto porque toda pessoa que compareceu a uma unidade de saúde teve seu histórico vacinal analisado e colocado em dia”, ressaltou.

Quem não conseguiu se vacinar no Dia D, tem até 13 de março para ir a um posto de saúde, durante a semana, das 8h às 16h. Esta primeira etapa da vacinação contra o sarampo ocorre de forma seletiva para pessoas de 05 a 19 anos. Também continua, por demanda espontânea, a atualização da situação vacinal da população de 6 meses a 59 anos de idade. A orientação é para levar a carteira de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação, documento de identificação e o cartão SUS.

O objetivo da campanha é manter cobertura vacinal contra a doença e visa interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença em todo o país.

 

Serviço:

Campanha nacional 2020 de vacinação contra o sarampo - 1ª etapa

Data: 10/02 a 13/03

Público-alvo: crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade

Atualização Vacinal: população de 6 meses a 59 anos de idade

Onde: Unidades de Saúde do Jardim Paraíso, Jardim São Jorge, Jardim Arapuã, Jacb, Roque Viola, Jardim Municipal, Jardim Trianon (Rural) e Núcleo Central de Saúde (Centro)

Horário de Atendimento: 8h às 16h


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades