Cidades

Urânia intensificará exames gratuitos de papanicolau durante o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama

Urânia intensificará exames gratuitos de papanicolau durante o Outubro Rosa

Urânia intensificará exames gratuitos de papanicolau durante o Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Urânia realizará neste mês de outubro, exames de papanicolau em horários diferenciados para atender às mulheres que querem se proteger do câncer do colo de útero. Os atendimentos em horário especial serão realizados na Clínica da Mulher, no período entre os dias 13 a 16 de outubro, a partir das 16h.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin, a campanha pretende, além de realizar o exame, conscientizar as mulheres sobre os perigos da doença. “Recentemente recebemos a carreta do Hospital de Amor que atendeu 924 mulheres de 40 a 69 anos com exames gratuitos de mama. Nesta campanha do Outubro Rosa iremos intensificar os atendimentos voltados ao câncer do colo de útero. No mês de setembro lançamos a campanha ‘Saúde da Mulher’ com o objetivo de alertar este grupo sobre os cuidados com a saúde feminina. Neste mês de outubro, iremos intensificar a realização de exames com um horário especial de atendimento. Nestas campanhas que realizamos, além da coleta dos exames necessários para a detecção e prevenção destas doenças, também conscientizamos as mulheres em relação ao autoexame e a importância do acompanhamento médico. É preciso que o combate ao câncer seja uma luta permanente e com acompanhamento constante”, afirmou Alessandra.

O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais. Em Urânia, um espaço dedicado as mulheres foi entregue à população em julho deste ano. A Clínica da Mulher conta com profissionais capacitados para a realização de atendimentos voltados ao público feminino.

“Ressalto que caso a mulher esteja há mais de um ano sem realizar o exame de mamografia, basta informar no momento do cadastro para que o agendamento também seja realizado”, reforçou a coordenadora de Saúde.

Para a realização dos exames é indispensável o agendamento na sede da Clínica da Mulher. Para isso, é necessário que as mulheres que já iniciaram a vida sexual procurem o local portando os documentos pessoais, como, RG, CPF e Cartão SUS, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 12h e das 14h às 17h.

Vôlei adaptado para terceira idade retoma as atividades em Urânia

Esporte e qualidade de vida são praticamente sinônimos e quem atesta isso são as atletas do vôlei adaptado de Urânia, que após mais de um ano sem se encontrarem para praticar o esporte, retornaram aos treinos na manhã da última quinta-feira, 7.

O reencontro contou com a presença do prefeito de Urânia, Márcio Arjol e da primeira-dama do município, Andréa Rossini Arjol, que preparou um café da manhã especial para as atletas. “Nosso retorno foi marcado por muita emoção, estarmos reunidas novamente e com saúde é algo inexplicável. Essa é a primeira atividade que está retornando pós pandemia. Estamos muito felizes e aguardando pelo retorno presencial das outras atividades. Que saudade eu senti das meninas de ouro do vôlei”, afirmou Andréa.

Direcionada para pessoas acima dos 60 anos de idade, a modalidade é um sucesso entre a terceira idade. As atividades estão sendo reiniciadas com todas já vacinadas.

Os treinos serão realizados de terça e quinta-feira, no Ginásio de Esporte da Emeif “Pinguinho de Gente", a partir das 7h. 

O vôlei adaptado está incluso no projeto “Melhor Idade em Ação”, que conta ainda com as aulas de hidroginástica masculino e feminino, ginástica funcional e grupo de bordado, atividades essas que têm retorno presencial programado para o início de 2022.

Alunos de Urânia confeccionam maquete sobre o município

A Prefeitura Municipal de Urânia recebeu na última quinta-feira, 7, os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental da escola E.E. “Profª Elide Apparecida Carlos” que entregaram ao município as maquetes que foram produzidas em sala de aula, representando os principais pontos marcantes do município. 

Durante a visita, as crianças fizeram um tour pelo Paço Municipal e foram recebidas no gabinete pelo prefeito, Márcio Arjol, que conversou com as crianças. “O trabalho dos alunos é um material riquíssimo. Os detalhes reproduzidos por eles impressionarão quem por aqui passar. Estão de parabéns pela criatividade e iniciativa em reproduzir nossa cidade nesta maquete”, ressaltou Márcio.

Para a diretora da Escola Estadual, Luana Cocharro, é de grande alegria ter este material exposto para a população uraniense. “Estamos orgulhosos em ver o reconhecimento do trabalho dos nossos alunos. Durante a confecção todos se divertiram e aprenderam ainda mais sobre a cidade de Urânia”, afirmou a diretora.

As maquetes seguirão expostas ao público pelos próximos dias na recepção da sede da Prefeitura Municipal.

 

Alunos das escolas municipais de Urânia são contemplados com sacolinhas de guloseimas

O Dia das Crianças é uma data bastante esperada por elas. Presentes, doces e diversão fazem o dia mais alegre e colorido. A comemoração nas escolas municipais de Urânia também foi assim, tomando todos os cuidados, ações foram realizadas para que esta data não passasse em branco. Atividades entre os alunos de cada classe e entrega de mimos marcaram este dia 8 de outubro, sexta-feira, que antecede o Dia das Crianças, enfim, um dia de muita alegria, doçura, aprendizado e diversão.

A secretária Municipal de Educação, Elaine Cristina Pereira, fez questão de participar da entrega dos doces, doados pela Prefeitura Municipal, para a criançada. As sacolinhas recheadas de guloseimas foram entregues a todos os alunos das escolas Emei "Martha Laiz Ferrari Biason" e Emeif “Pinguinho de Gente". As diretoras, coordenadoras, professores e funcionários também prepararam um dia especial para a garotada.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Elaine Cristina Pereira, este é um momento muito esperado por todos. “Por isso a Administração Municipal fez questão de presenteá-los. Gostaríamos de preparar algo grandioso, com brinquedos, uma grande festa, mas precisamos manter todos os cuidados, ter cautela para com a saúde de nossos alunos. Estes mimos foram preparados com muito carinho, uma forma de adoçar a data de cada criança”, afirmou Elaine. 

As atividades foram realizadas nesta sexta-feira, 8, visto que segunda-feira, 11, será ponto facultativo nos órgãos públicos municipais, portanto, não haverá aula.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.


Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Falta Apenas 1 dia !


Cidades

Tempestade derruba árvores e causa estragos em Ilha Solteira

Uma tempestade registrada nesta sexta-feira (15) provocou estragos e assustou moradores de Ilha...


Cidades

Jales - Faltam dois dias !

Cidades

Dirce Reis - Solidariedade, Vereador distribui balas as Crianças

Talvez fosse apenas um gesto comum e um ato corriqueiro, isso se não estivéssemos...