Cidades

UPA de Jales recebe doação de nove capacetes Elmo utilizados no tratamento da Covid-19



A semana começou com uma excelente notícia para a população de Jales e região. A UPA 24 Horas de Jales recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 05 de abril, a doação de doze capacetes Elmo, um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que pode diminuir em até 60% a necessidade de internação de pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Participaram da entrega o prefeito Luis Henrique Moreira, que preside o Consirj (Consórcio Público intermunicipal de Saúde da Região de Jales), responsável pela UPA, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o secretário municipal de Saúde, Alexis Kitayama, o diretor administrativo do consórcio, José Roberto Pietrobom, a enfermeira técnica responsável pela enfermaria da UPA, Karina Santana Freitas, os vereadores Bruno de Paula e Elder Mansueli e os representantes dos doadores, Diego Munhoz Bueno e Denilson Ferreira de Almeida.

 

Na ocasião, Diego, que possui a loja de informática PC Fix, em Jales, representou comerciantes, empresários e amigos do grupo de WhatsApp denominado Canal Jales, formado por 226 integrantes, que se sensibilizaram e decidiram realizar uma campanha em prol da compra dos capacetes. “Em um primeiro momento, o objetivo era arrecadar recursos para a compra de um capacete, mas o sucesso de arrecadação foi tão grande que conseguimos comprar e doar nove capacetes para a UPA”. Mais de R$ 9 mil foram investidos na compra dos equipamentos.

 

Já os empresários Denilson Ferreira de Almeida e seu irmão, Danilo Ferreira de Almeida, proprietários do Mercado Nova York, em Jales, realizaram a doação de mais três capacetes Elmo. Eles investiram cerca de R$ 3.800,00 na compra. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela UPA nos últimos dias, dos óbitos ocorridos na unidade e quisemos colaborar. Esperamos que esses equipamentos contribuam para salvar vidas”, disse Denilson.

 

O prefeito Luis Henrique, em nome das prefeituras e prefeitos que fazem parte do Consirj, agradeceu as doações. “Quero agradecer a todos vocês que entendem que esse é um momento de união, de darmos as mãos, e não mediram esforços para realizar a doação desses 12 capacetes Elmo. Ao Diego e aos integrantes do grupo Canal Jales, ao Denilson e ao Danilo, todos eles responsáveis por essa conquista, aos vereadores Bruno e Elder que mobilizaram amigos em suas redes sociais. Tenho certeza que vocês serão exemplos que podem ser seguidos. Nós não estamos medindo esforços em busca de soluções que contribuam na luta contra a Covid-19. Semana passada foram viabilizados mais quatro leitos para a UPA, disponibilizamos uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento de pacientes com sintomas mais graves da Covid na ESF Uniamérica, recebemos na sexta-feira a noite 25 cilindros de oxigênio, totalizando 1.250 litros, para atender a UPA e, se for necessário, ser enviado também para a unidade Honório Amadeu, entre outras importantes ações. Tenho certeza que vamos vencer esse inimigo invisível que é o coronavírus. Aproveito para agradecer todas as pessoas solidárias que estão ajudando e colaborando com doações, não só em dinheiro ou equipamentos, mas com doação de seu trabalho voluntário, muito importante para salvarmos vidas”.

 

A vice-prefeita Marynilda também fez questão de agradecer. “Muito obrigada a todos vocês, jalesenses, que estão unidos na causa de salvar vidas. Durante essa semana que tivemos medidas mais restritivas em Jales, trabalhamos incansavelmente no enfrentamento à Covid-19. À pedido da Drª Sandra Marcondes, adquirimos os medicamentos de prevenção da doença, já estamos em processo de entrevistas para contratar os 50 profissionais de saúde que vão se juntar às nossas equipes e proporcionar um grande reforço, colocamos em funcionamento a unidade exclusiva para tratamento de pacientes com Covid-19, estamos vacinando hoje com a primeira dose os idosos com 68 anos e na terça-feira, com a segunda dose os idosos com 75 e 76 anos, contamos com o trabalho voluntário de médicos, de técnicos e de pessoas que estão sensibilizadas e querem nos ajudar. Foi uma semana extremamente positiva e vitoriosa. Muito obrigada a todos que fizeram isso ser possível”, frisou.

 

Para que os capacetes possam ser utilizados em breve, profissionais da UPA passarão por treinamento.

 

Os capacetes Elmo

 

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

 

O Elmo foi pensado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), com apoio do Governo do Estado. Foi criado em abril de 2020, e envolve uma parceria público-privada. O equipamento cobre toda a cabeça do paciente. É fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. No interior do equipamento, aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva, acima da pressão atmosférica. Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades