Cidades

Três cidades do noroeste paulista não registram mortes por Covid-19 em quase um ano de pandemia



Quase um ano após o início da pandemia, o Brasil ultrapassou 226 mil mortes por coronavírus. Contudo, três dos 144 municípios do noroeste paulista passaram por esse período sem registrar nenhum óbito pela Covid-19.

As cidades de Vitória Brasil, Rubiácea e Bento de Abreu (SP) não tinham entrado para a estatística até a tarde desta terça-feira (2).

Juntos, os municípios têm 8.013 moradores, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número não representa nem 2% do total de habitantes de São José do Rio Preto (SP), cidade que possui o maior número de mortes provocadas pela Covid-19 na região.

De acordo com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro integrante do Centro de Contingenciamento de Coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde, Carlos Fortaleza, o fato de as três cidades ainda não registrarem óbitos é mera probabilidade estatística.

“Não é nada mais do que isso. As mortes são uma porcentagem pequena dos casos de Covid-19. Não estou dizendo isso para diminuir a força da Covid-19. Ela é terrível. Mas, por exemplo, a taxa de letalidade geral é abaixo dos 2%", afirma.

"Ela é alta em idosos, mas é abaixo de 2%. Isso significa que em 1 mil pessoas que adoecem, cinco morrem. Por isso, existem chances probabilísticas de que em uma cidade pequena, com poucos habitantes, ninguém morra”, complementa.

Segundo Carlos Fortaleza, estudos comprovam que a Covid-19 chegou mais tarde em municípios com atividades predominantemente rurais.

“Isso é um fato e realmente aconteceu. Não quer dizer que as pessoas moram no mato. Se a Covid-19 chegou tardiamente nos municípios, ela teve menos tempo de acometer pessoas e, consequentemente, provocar mortes. É mera probabilidade. A genética das pessoas dessas cidades não é melhor. Portanto, os moradores não podem relaxar", diz.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades