Geral

Teste de covid pode ser declarado no IR 2022; Saiba mais



Começou nesta segunda-feira (8), a Declaração do Imposto de Renda 2022. Chegou a hora do contribuinte acertar as contas com o Leão. De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 34,1 milhões de declarações neste ano.

Algumas mudanças na declaração já haviam sido anunciadas ainda no ano passado, uma delas é que a declaração terá um prazo mais curto. Neste ano, ela será realizada de 7 de março a 29 de abril.

Teste de covid-19

Uma novidade que está animando os contribuintes é que os valores gastos com testes de covid-19 poderão ser deduzidos da declaração como despesa médica. Mas atenção, isso só vale para os exames que foram realizados em laboratório, desde que haja a comprovação do pagamento.

Pix

Uma das principais mudanças para os contribuintes é o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix, sistema que já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas do Simples Nacional.

Outra mudança é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, onde o contribuinte recebe um formulário preenchido e realiza a confirmação dos dados antes de os enviar ao Fisco.

Atenção aos prazos

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física segue até as 23h59 do dia 29 de abril. Quem perder o prazo vai ter que desembolsar R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor, para pagamento de multa.

Auxílio emergencial

Os contribuintes que receberam o auxílio emergencial e conseguiram emprego no ano passado, dificilmente deverão devolver o benefício. Será necessário preencher a declaração e pagar imposto somente nos casos de a soma dos rendimentos tributáveis ultrapassar R$ 28.559,70 em 2021.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral