Geral

Termo de responsabilidade para Vacinar criança, é irregular !!!!

Em Itaguaí (RJ), o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que será instaurado um inquérito civil

Termo de responsabilidade para Vacinar criança, é irregular !!!!

Cidade exige termo de responsabilidade para vacinar crianças Em Itaguaí (RJ), o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que será instaurado um inquérito civil..

Em Itaguaí (RJ), o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que será instaurado um inquérito civil

O município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, está exigindo que os pais que desejam vacinar seus filhos contra a covid-19 assinem um temo de responsabilidade. Apesar de a Secretaria da Saúde local afirmar que segue a recomendação do Ministério da Saúde, a medida é irregular.

O termo por escrito está previsto em uma nota técnica da pasta, mas apenas caso os pais ou responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos não estejam presentes. Em Itaguaí, o documento é exigido mesmo com a presença dos pais.

Em nota, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) informou que será instaurado um inquérito civil para averiguação dos fatos e adoção das providências cabíveis.

O órgão ainda orienta que os pais ou responsáveis que identificarem impedimento, dificuldade efetiva ou má prestação do serviço público podem entrar em contato com a Ouvidoria/MPRJ pelo telefone 127 ou no formulário eletrônico.

Das 16.000 crianças entre 5 e 11 anos elegíveis no município, cerca de 300 foram vacinadas contra a covid-19 até o momento.

DETERMINAÇÃO DO SUPREMO

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou ofícios aos Ministérios Públicos Estaduais na última 4ª feira (19.jan.2022) para que os órgãos fiscalizem e multem pais que deixarem de vacinar seus filhos. 

A imunização infantil é obrigatória, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Lewandowski entendeu que as Promotorias também deveriam ser incluídas na tarefa de fiscalização.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Geral

Geral

Em acerto com Congresso, Economia dá sinal verde a bolsa-caminhoneiro

Em novas negociações com o Congresso, o Ministério da Economia se mostrou...


Geral

Deputado Pinato agradece a Deus após susto em voo

Os pilotos refugaram duas tentativas de pouso por problemas que ainda não foram...

Geral

Datafolha: Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

A nova pesquisa presidencial do Datafolha, divulgada pela Folha nesta quinta-feira (26),...