As emissoras de TV andam tão alinhadas ao governo Lula, em sua cobertura chapa-branca, que um erro na atualização das capas de jornais lidas por um apresentador acabou passando a impressão de que o programa tentou evitar a leitura de uma notícia negativa sobre as contas públicas.
O caso ocorreu nesta quarta-feira, 31, no início do jornal Bom Dia Rio Grande, da RBS, a afiliada da TV Globo no estado do Rio Grande do Sul.
O apresentador Josmar Leite interrompeu a leitura após perceber que estava lendo a manchete do jornal Zero Hora de terça-feira, 30, quando a publicação destacou o rombo de 230,5 bilhões de reais nas contas públicas do primeiro ano do terceiro mandato do governo Lula.
“A gente já volta com as capas dos jornais, que a gente está apresentando agora. As capas não estão certas”, disse Josmar Leite ao notar o erro.
Como não explicou que as capas eram da véspera, o apresentador passou a impressão de que não queria ler uma notícia negativa sobre o governo.
A interrupção gerou críticas e piadas nas redes sociais.
Bolsonaristas exploram o erro
Parlamentares que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro aproveitaram o erro da equipe do Bom Dia Rio Grande, levantando a suspeita de que a emissora cortou a leitura das capas para não dar uma notícia negativa para o governo.
“Jornalista da Globo trava ao vivo ao dar notícia sobre o rombo fiscal do desgoverno lula. Ele ainda tem a cara de pau de dizer que as capas de jornais não estão certas. Militância asquerosa!”, escreveu o líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), na rede social X, antigo Twitter.
“E o troféu VERGONHA do dia vai para o jornalismo da Globo. Ao deparar-se com uma notícia verdadeira, mas muito ruim para o governo, o repórter da Globo simplesmente cancela a leitura ao vivo e diz que as capas dos jornais não estão certas”, afirmou a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).
Veja AQUI