Geral

STF autoriza investigação contra deputado da região de Rio Preto por peculato



A Procuradoria-Geral da República aponta que encontrou indícios dos crimes ao analisar material utilizado com verba de gabinete, o que ainda pode configurar ’falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro’

 

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou investigação contra o deputado Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, por peculato, que é adquirir de maneira irregular verba pública. 

Figuram na investigação outros oito deputados e o senador Romário Faria (Podemos/RJ).

De acordo com o portal "G1”, a Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que encontrou indícios dos crimes ao analisar material utilizado com verba de gabinete, o que ainda pode configurar "falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro".

A empresa Atos Dois Propaganda e Publicidade Ltda, com nome fantasia de Xeque Mate Comunicação Estratégia, de acordo com a PGR, atuaria na prática de crimes utilizando empresas de fachada.

Segundo a PGR, a empresa emitia notas fiscais para amparar gastos com cota parlamentar.

As notas supostamente irregulares foram emitidas entra janeiro de 2014 e junho de 2018.

O deputado Pinato classificou a abertura de investigação como "absurdo".

"Ainda não tive conhecimento do teor da investigação, mas basta um olhar na matéria para concluir q certamente a citada empresa de mídia deve ter tido problemas e os parlamentares que utilizaram o serviço serão chamados para comprovar o serviço prestado. De minha parte, estou tranquilo pois jamais contratei algo que não fosse dentro da lei", disse.  

 

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral