Direito

SP aprova projeto que proíbe empréstimos por telefone para aposentados



A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto de lei que proíbe bancos e financeiras de celebrarem empréstimos com aposentados e pensionistas por telefone. Para valer em todo o Estado, a proposta precisa de sanção do governador. João Doria está em Dubai, o vice-governador Rodrigo Garcia está de licença e São Paulo é comandado interinamente por Carlão Pignatari, deputado e presidente da Alesp.

O texto, de autoria do deputado estadual Alex de Madureira (PSD), proíbe instituições financeiras e correspondentes bancários de realizarem, por meio de ligação telefônica feita pela empresa, contratos de empréstimo de qualquer natureza que não tenham sido expressamente solicitados pelos aposentados. Ainda segundo o projeto, a autorização para operação não poderá ser dada por telefone, nem mesmo com gravação de voz que comprove que o beneficiário aceitou o crédito.

Com isso, o empréstimo só poderá ser fechado após a assinatura do aposentado, que deverá apresentar um documento oficial que comprove sua identidade. O projeto prevê multa de R$ 5.818 (o correspondente a 200 Ufesps, Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que poderá dobrar em caso de reincidência, até o limite de R$ 58.810.

Em sua justificativa para o projeto, o deputado Alex de Madureira diz que os empréstimos por telefone têm gerado reclamações dos familiares e queixas em órgãos de defesa do consumidor.

"É sabido também que as ligações ativas, normalmente, têm uma linguagem carregada de facilidades que não existem e que acabam levando muitos idosos a contratarem serviços aos quais não contratariam em condições diferentes", diz, em trecho da proposta.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito