Cidades

Segunda etapa de vacinação contra Sarampo tem início em Jales



eve início nesta semana a segunda etapa de vacinação contra o sarampo, que vai até o dia 30 de novembro, quando ocorre o dia “D” de vacinação. O foco é imunizar a população com idade entre 20 e 29 anos, que não estão com a caderneta em dia. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem sala de imunização, estarão abertas das 8h às 16h para atender a população.

Para que a proteção seja garantida, é preciso receber duas doses da vacina, que é gratuita. Quem  tiver dúvidas quanto à imunização adequada deve procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação.

Vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.

Em Jales, dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que o município possui três casos positivos, cinco aguardando resultado e 14 negativos. As ações de bloqueio continuam quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, além dos locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou em outubro com sua primeira fase, em que foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos.

 

SEGUNDA ETAPA:

Período: 18 a 30 de novembro

Dia D: 30 de novembro

Público – alvo: população de 20 a 29 anos de idade

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades