Saúde

Secretaria de Saúde alerta para o perigo do inseto Barbeiro

O trabalho de monitoramento do surgimento do barbeiro é realizado pela Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, mas para isso é preciso a colaboração do município e da população.

Secretaria de Saúde alerta para o perigo do inseto Barbeiro

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Combate às Endemias, está alertando a população acerca do perigo do surgimento do inseto Barbeiro, responsável pela doença de Chagas, que causa febre, mal-estar, falta de apetite, inchaço na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. A fase aguda é mais grave em crianças porque pode se agravar, levando o paciente a óbito.

 

O trabalho de monitoramento do surgimento do barbeiro é realizado pela Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, mas para isso é preciso a colaboração do município e da população.

 

“A população precisa entender como funciona o trabalho da equipe. É necessário esclarecer que existem diversas espécies de bichos barbeiros e nem todas carregam o protozoário transmissor da doença de Chagas. A equipe de laboratório da SUCEN analisa os insetos para identificar se realmente trazem risco à população. O trabalho feito por eles é de fundamental importância para evitar que volte a haver transmissão da doença em nosso Estado”, informou a Coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

 

Para que este trabalho continue sendo realizado é responsabilidade da população, ao encontrar um inseto que possa ser o Barbeiro, capturá-lo e levá-lo até à Secretaria Municipal de Saúde, que irá encaminhar o material para análise da SUCEN. É preciso lembrar que o inseto não deve estar esmagado, não deve ser colocado em álcool e deve ser armazenado em vidro com tampa ou saco de plástico bem vedado. Uma dica para realizar a captura é virar um recipiente sobre ele, e com uma folha de papel, passar por baixo do recipiente, o que irá auxiliar na hora de fechar.

 

A Secretaria Municipal de Saúde está localizada na Avenida Jânio Quadros, nº 2004, no Centro. Os telefones para contato são (17) 3632-7310 e 3632-7047.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.


Mais notícias sobre Saúde

Saúde

Número de idosos contaminados pela Covid sobe para 29 em asilo de Jales

Subiu para 29 o número de idosos que 


Saúde

Vacinas agem contra ômicron em casos graves, concluem cientistas

Cientistas sul-africanos concluíram que as vacinas existentes contra a covid-19...


Saúde

Governo de SP reduz intervalo da dose adicional contra Covid-19 de 5 para 4 meses

O Governo de SP vai reduzir de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de...

Saúde

Jales - Saúde: campanha Fique Sabendo começa no dia 1 de dezembro

A Campanha “Fique Sabendo” tem como objetivo ampliar a testagem para o HIV na...