Cidades

Secretaria de Comunicação implanta tradutor de libras e garante acessibilidade no site da Prefeitura



Pensando em garantir inclusão e facilitar o acesso das pessoas com deficiência auditiva às notícias e aos serviços oferecidos no site oficial do município, a Secretaria Municipal de Comunicação fez uma importante atualização no site com a implantação do VLibras, recurso que permite a tradução do conteúdo de texto, áudio e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

 

O secretário municipal de Comunicação, Douglas Zílio, explicou que essa atualização do site faz parte do processo de aperfeiçoamento constante priorizado pela Secretaria Municipal da Comunicação e que a ação visa a inclusão de pessoas com deficiência auditiva que não tinham acesso às notícias e serviços oferecidos pela Prefeitura, através do site oficial. “Essa inserção do tradutor de Libras é a garantia para as pessoas com deficiência auditiva ao acesso à informação. Queremos que tudo aquilo que produzimos e executamos possa chegar a todas as pessoas. Para nós, gestores da comunicação, é um dever estarmos alinhados com as políticas de inclusão da Prefeitura e, dessa forma, podemos expandir nossa capacidade de nos comunicarmos e levarmos cada vez mais informações para a população”.

 

Para acessar a ferramenta basta acessar o endereço eletrônico www.jales.sp.gov.br e clicar no ícone “Acessível em Libras” indicado em azul no lado direito da tela, que indica o tradutor em tempo real. “O usuário tem a opção de escolher a versão masculina ou feminina do tradutor que faz a interpretação e tradução de textos, aúdios e vídeos que produzimos. Tem ainda a opção ‘regionalismo’ que interpreta as particularidades linguísticas de determinadas regiões em todos os estados da federação decorrentes da cultura lá existentes, além de oferecer opção de posicionamento da tela, dicionário e transparência”, informou a diretora de Comunicação, Ana Carla Bologna.

 

O prefeito Luis Henrique Moreira disse que a Prefeitura está sempre trabalhando para apresentar melhorias e adotar ferramentas que garantam o acesso à informação para todos os públicos. “Nossos esforços são para aperfeiçoar ainda mais, buscando formas e ferramentas que possibilitem a efetividade das nossas secretarias municipais e departamentos para a população”.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades