Curiosidades

Santa Fé do Sul - Marceneiro que construiu Fusca de madeira no interior de SP começa a fazer carruagem: 'É meu passatempo'



Depois construir um Fusca conversível revestido de madeira e ver a invenção ganhar notoriedade, o marceneiro Luís Antônio dos Santos, de 53 anos, decidiu literalmente tirar um sonho antigo do papel e começou a fabricar uma carruagem.

Em entrevista ao G1, o morador de Santa Fé do Sul (SP) afirma que começou a trabalhar no novo projeto em dezembro do ano passado e que usa somente as horas vagas para concluir a meta: “É meu passatempo”, conta.

Inspirado em alguns modelos utilizados nos séculos passados como a Berlinda, inventada na França, Luís afirma que desenhou o projeto, comprou os materiais necessários e colocou a mão na massa, ou melhor, na madeira.

Rodas de madeira foram construídas pelo marceneiro de Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Rodas de madeira foram construídas pelo marceneiro de Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Rodas de madeira foram construídas pelo marceneiro de Santa Fé do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

“Pesquisei muito na internet, vi diversos vídeos e desenhei o projeto. São duas rodas menores e duas maiores. Eu dei uma adaptada. As de antigamente não tinha feixe de mola, ou seja, eram muito duras, rodavam secas”, diz.

 

“Portanto, eu mudei um pouco para ela ficar mais confortável, mais macia e rodar melhor no asfalto e na estrada de terra”, complementa.

 

Luís conta que já fabricou com as próprias mãos as quatro rodas, o eixo, o chassi e a estrutura da carruagem. Como em um quebra cabeça, as peças foram encaixadas uma a uma. Contudo, ainda falta muito trabalho para chegar ao produto final.

“Eu vou utilizar as campanas de um carro velho para fazer o freio da carruagem. Todas as peças serão revestidas com madeira, inclusive o chassi. Estou bancando todos os gastos”, afirma.

Carruagem está sendo fabricada por marceneiro em Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Carruagem está sendo fabricada por marceneiro em Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Carruagem está sendo fabricada por marceneiro em Santa Fé do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda não há prazo para a carruagem ficar pronta e ser testada, mas o marceneiro pretende finalizar o projeto em janeiro de 2021, mês em que a filha mais nova completará 15 anos.

“Não faria sentido concluir os trabalhos depois. Eu quero terminar para conseguir levá-la na festa para tirarmos algumas fotos e fazer alguns vídeos”, diz.

Marceneiro está construindo carruagem em Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Marceneiro está construindo carruagem em Santa Fé do Sul  — Foto: Arquivo Pessoal

Marceneiro está construindo carruagem em Santa Fé do Sul — Foto: Arquivo Pessoal


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades