Cidades

Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 foi realizada na terça-feira, 14

De acordo com José Vitorino, o Censo é a única pesquisa que objetiva visitar todos os domicílios do território nacional e constitui a principal fonte de referência

Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 foi realizada na terça-feira, 14

Aconteceu na terça-feira, 14 de dezembro, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, que teve por objetivo colaborar com a realização da maior operação de recenseamento já realizada no País. O encontro foi sediado no Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara de Jales e conduzido pelo servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Vitorino de Souza – coordenador de área e pelo coordenador censitário de subárea, Leonardo Vazarim.

 

Os representantes da Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Comunicação e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, e representantes da Diretoria Regional de Ensino e da Justiça Federal, marcaram presença.

 

De acordo com o cronograma do instituto as coletas de dados do município terão início a partir de junho, com previsão de finalização em 22 de agosto. Atualmente, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização do levantamento Brasil afora. Entre a organização para o sucesso do Censo, estão inclusas as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico (REPAC).

 

No ano que vem será necessário aumentar a equipe de recenseadores, escolhidos através de processo seletivo. Os editais com os cargos e número de vagas estarão disponíveis em breve e o processo seletivo será feito pela Fundação Getúlio Vargas.

 

De acordo com José Vitorino, o Censo é a única pesquisa que objetiva visitar todos os domicílios do território nacional e constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das características e condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

 

“Fazer o Censo 2022 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Com as reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e suas características”, afirmou José Vitorino.

 

Segundo o prefeito Luis Henrique “a realização do Censo 2022 é de extrema importância para o levantamento dos dados referentes aos nossos munícipes. O último Censo foi realizado há muitos anos, em 2010, e desde então só é possível ter estimativas da nossa população total. Com o crescimento da cidade, surgimento de novos bairros e criação de empregos, vai ser de grande utilidade obter a dimensão real do nosso município”.

 

O IBGE

 

O IBGE é o Órgão da Administração Federal responsável pela realização de pesquisas estatísticas, demográficas, estudos geográficos e de base cartográfica, na busca de dados sobre a realidade do País que venham a contribuir com o planejamento governamental e da iniciativa privada.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Dia do desafio. Crianças da escola Municipal professor Antônio DI Bernardo PEREZ saem nos arredores da escola para ficar em dia com a saúde física.

No dia internacional do desafio a EMEI promoveu um momento de prática de atividades...


Cidades

Prefeito de Pontalinda, paga os atrasados do Fundeb em uma única parcela.

O Prefeito de Pontalinda, Sisinio Leão, em tratativas junto com o Vice Prefeito...


Cidades

DEPUTADO GENINHO ZULIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PALMEIRA D’OESTE

Na última quinta-feira (26) o Deputado Federal Geninho Zuliani veio até nosso...

Cidades

PREFEITURA DE MACEDÔNIA INICIARÁ OBRAS DA NOVA PISTA DE CAMINHADA

Na próxima semana, a empresa responsável iniciará as obras da nova Pista de...