Saúde

Regiões de Rio Preto e Araçatuba regridem para a fase laranja do Plano SP



As regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) regrediram para a fase 2, a laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia. A reclassificação passa a valer a partir de segunda-feira (18), de acordo com o Governo do Estado, que anunciou a mudança no início da tarde desta sexta-feira (15).

 

 

Os municípios do noroeste paulista fazem parte de Departamentos Regionais de Saúde (DRS) distintos. O DRS de Rio Preto abrange mais de 100 municípios, enquanto o de Araçatuba contabiliza 40 e o DRS de Barretos (SP) engloba cidades do noroeste paulista como Altair, Cajobi, Guaraci, Severínia e Olímpia, e continua na fase amarela.

Região de Presidente Prudente permaneceu na fase laranja, enquanto a região de Marília foi rebaixada para o nível vermelho do Plano São Paulo, em reclassificação feita nesta sexta-feira (15) — Foto: Reprodução

Região de Presidente Prudente permaneceu na fase laranja, enquanto a região de Marília foi rebaixada para o nível vermelho do Plano São Paulo, em reclassificação feita nesta sexta-feira (15) — Foto: Reprodução

A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações.

No entanto, o Governo do Estado divulgou no dia 8 de janeiro algumas mudanças nas restrições da fase.

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais, por exemplo, que só eram permitidos a partir da fase amarela, foram liberados a partir de agora.

Já o consumo local em bares está totalmente proibido.

Todas as atividades liberadas podem funcionar por até oito horas diárias e não mais apenas quatro, como era na fase laranja do meio do ano passado.

A capacidade de público subiu de 20% para 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h.

Os critérios para mudança de fase ficaram mais rígidos na laranja.

O limite máximo da taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 passou de 75% para 70% em cada região.

Também houve alterações nos indicadores de variação para casos, mortes e internações, com parâmetros para todas as fases do Plano SP. Se a ocupação de UTIs superar 80%, poderá haver recuo para a fase vermelha, com fechamento de atividades.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde