Geral

REEDUCANDOS DE ANDRADINA E TUPI PAULISTA SÃO CERTIFICADOS EM CURSO DE CONFECÇÃO DE UNIFORMES



Nos dias 09 e 10 foram realizadas, na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina e Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, as cerimônias de certificação do Curso de Produção de Uniforme de Reeducandos. Foram certificados 30 participantes em cada unidade prisional.  

 

A ação faz parte do Projeto Oficina Escola, iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap voltada à qualificação e capacitação profissional das pessoas privadas de liberdade no Estado de São Paulo, e foi desenvolvida com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

 

“O curso é de grande valia para nossa unidade, pois os reeducandos sairão daqui profissionais, reintegrados à sociedade e poderão exercer uma profissão”, avalia Jair Silva da Costa, diretor geral da Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina. 

 

A formação para produção de uniformes de reeducandos conta com carga horária de 120 horas-aula e capacita os participantes em conteúdos como normas de segurança e saúde no trabalho, procedimentos de qualidade e produtividade, operação de diferentes tipos de máquinas de costura profissionais, entre outros. 

 

“Através desse curso elas receberam a instrumentalização para operar todas as máquinas e poderão sair do sistema prisional de forma independente, com autoestima e qualificadas”, diz Adriana Alkmin Pereira Domingues, diretora geral da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. 

 

No total, a ação possibilitará a qualificação profissional de 180 reeducandos e reeducandas de sete unidades prisionais do Estado de São Paulo: Penitenciária de Andradina, Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Penitenciária de Araraquara, Penitenciária de Itaí, Penitenciárias I e II de Tremembé e Penitenciária Feminina I de Tremembé. 

 

Além disso, 237 reeducandos foram contratados pela Funap para atuar na produção dos uniformes de reeducandos, possibilitando a confecção de mais de 350 mil peças que serão entregues à SAP. 

 

“O curso é uma oportunidade de ressocialização, de qualificação profissional e também gera a possibilidade de remição de pena para as pessoas privadas de liberdade”, destaca Marcos de Godoy, Diretor Adjunto de Atendimento e Promoção Humana da Funap. 

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral