Cidades

Quase 600 servidores da Educação participam de treinamento sobre Primeiros Socorros feito pelo SAMU



A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SAMU 192 Jales (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) proporcionou a 16 motoristas e 569 servidores das EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) e das escolas municipais, uma capacitação sobre treinamento em noções de primeiros socorros com ênfase nas manobras de desengasgamento.

 

As ações aconteceram no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal de Jales, na segunda-feira, dia 8, e na terça-feira, dia 9 de agosto. Foram abordados conteúdos teóricos e demonstrações práticas de manobras de desengasgamento em lactentes, crianças e adultos em cumprimento à Lei municipal n° 4.792 de 05 de junho de 2018, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de treinamentos teórico-prático em primeiros socorros aos profissionais da Rede de Ensino Infantil e Fundamental no município, denominada " Lei Lucas Begalli Zamora".

 

O treinamento foi ministrado pela enfermeira técnica do SAMU, Polyana Tavares de Souza Tobal, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Urgência, apoiada pela coordenadora Ana Lucia da Silva com o propósito de capacitar e reciclar todos os profissionais que trabalham e lidam com crianças em sua rotina.

 

A coordenadora do SAMU 192 Jales, Ana Lúcia da Silva, salientou a importância da parceria entre a Educação Municipal e o SAMU com o intuito de capacitar toda a rede municipal em noções de primeiros socorros. Já a enfermeira do Polyana Tobal, que ministrou a capacitação, parabenizou todos os participantes e a administração municipal pela iniciativa. Citou que “ter uma equipe preparada para atender uma intercorrência é essencial para preservar a vida e a saúde da criança”. Diante disso, enfatizou algumas ações preventivas, além de atendimentos de primeiros socorros em intercorrências mais comuns presenciadas em ambientes escolares. A ênfase foi dada nos primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, mais conhecido como engasgamento e nas manobras de desengasgamento; sendo feita demonstração prática dos atendimentos após a explicação teórica.

 

De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, que esteve presente nos dois dias do treinamento, "garantir o ensino de primeiros socorros envolve questões sociais e de segurança no trabalho e assegura uma melhor assistência em situações de emergência, podendo salvar vidas. Algo muito simples como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante”, frisou.

 

Antes do encerramento, a supervisora de ensino Marislei Berceli presenteou as profissionais do SAMU 192 Jales, Polyana e Ana Lúcia, em agradecimento ao trabalho voluntário que realizaram durante os dois dias de treinamento.

Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades