Direito

Prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas poderá ser feita pelo celular



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou ontem (10/07) que dará início em agosto ao projeto-piloto para a realização da prova de vida por meio do celular, com biometria.

O procedimento irá dispensar o beneficiário do comparecimento às agências .

Nos meses de agosto e setembro de 2019, o INSS havia realizado um piloto com a base biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para verificar se a utilização dessa base no aplicativo do INSS viabilizaria a prova de vida remota.

O piloto foi aplicado em cerca de mil pessoas, em 14 municípios do Brasil, e foi aprovado.

Ao acessar o Meu INSS, o segurado encontrará a nova funcionalidade Prova de Vida.

O sistema passará, então, a dar as orientações ao segurado, como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência com a base do TSE.

No caso do reconhecimento facial, outras instruções serão repassadas, como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, comprovando com os movimentos que ele está vivo.

Idosos que não possuem smartphone ou que tenham alguma dificuldade com o uso de tecnologia podem solicitar ajuda para fazer a comprovação de forma remota.

Há, ainda, a possibilidade de continuar fazendo a comprovação pessoalmente, em uma agência bancária, como ocorre atualmente.

O resultado, confirmando ou não a prova de vida, é informado após o procedimento.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito