Política

Projeto de Itamar Borges criou a Semana do Meio Ambiente de SP

“A educação ambiental é fundamental para que nossas crianças e toda a população tenham consciência da importância do meio ambiente

Projeto de Itamar Borges criou a Semana do Meio Ambiente de SP

O deputado estadual Itamar Borges é autor da Lei nº 15.781/2015, que cria a Semana Estadual do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “Esta legislação tem como principal objetivo a conscientização da população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais”, ressalta.

Segundo Itamar Borges, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, políticas públicas eficientes e o diálogo entre o poder público e a sociedade são fundamentais para a redução do desmatamento e a preservação do meio ambiente.

“A educação ambiental é fundamental para que nossas crianças e toda a população tenham consciência da importância do meio ambiente. Por isso, a realização de atividades e ações concretas, com a inclusão de toda a comunidade nas atividades, é tão importante. Para juntos pensarmos o futuro do nosso planeta”, destaca o parlamentar.

Campanhas educativas, palestras, documentários e eventos em geral podem ser realizados nas escolas, prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos públicos com o intuito de despertar interesse sobre a questão ambiental.

Experiência de sucesso
Antes da criação da Lei, durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges instituiu a Semana Municipal do Meio Ambiente.
A iniciativa foi muito bem recebida pela população e resultou em um importante avanço ambiental ao município. A cidade, localizada na Região Noroeste do Estado, recebeu várias vezes o Prêmio Município VerdeAzul, do Governo do Estado, e que rende frutos até hoje.

Entre as ações, destaca-se o Sonho de Natal, que se tornou referência no município e em toda a região. Hoje existe uma equipe permanente, ligada ao Fundo de Solidariedade, para planejar as ações do Projeto.

Com o crescimento desta iniciativa, Santa Fé do Sul passou a receber turistas de toda a região e de outros estados, como Mato Grosso e Minas Gerais, movimentando a economia, gerando emprego e renda para a população.

“Tudo isso com um projeto ecológico, de baixo custo, que incentiva a conscientização e preservação ambiental e o reaproveitamento de produtos recicláveis. A semana Estadual do Meio ambiente tem este objetivo. Personalizar as questões ambientais e possibilitar que cada criança, cada cidadão, perceba sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais sustentável”, explica Itamar Borges, que é grande defensor de programas de preservação ambiental.

Mais recentemente, enquanto secretário de Agricultura e Abastecimento, cargo que ocupou até março, Itamar Borges participou da comitiva de São Paulo na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (COP-26), onde divulgou as medidas inovadoras da agricultura paulista em prol do meio ambiente. Lembrando que São Paulo tem, e desde sempre teve, uma agricultura sustentável, dentro das mais rígidas regras ambientais que se utilizam de tecnologia de ponta para o proteger a natureza.

Na oportunidade, foram firmados compromissos e ações, como o importante trabalho do Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com a JBS para a redução do metano na cadeia da pecuária; os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa Agro Legal e a efetivação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O Portal do Cadastro Ambiental Rural/Programa Regularização Ambiental representa a valorização das propriedades rurais e dos produtos. São Paulo analisou mais Cadastros de Imóveis Rurais CAR do que todos os outros Estados juntos, a iniciativa visa o desenvolvimento da agricultura com proteção ambiental.

“Uma grande conquista para o agro paulista, para os produtores, para o meio ambiente e para toda a população que se beneficiam com ações que unem o desenvolvimento do Agro com a proteção ambiental”, fala o deputado Itamar Borges.

Como benefícios que o Portal traz estão: acesso de informações sobre a implementação do Código Florestal em SP de forma rápida e objetiva nas propriedades; inserção da propriedade rural em políticas públicas como pagamento por serviços ambientais; cumprimento de metas internacionais, pois permite a inserção ao mercado de crédito de carbono; identificação de passivos de recuperação de vegetação nativas dentro das propriedades, entre outras.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Política

Política

Jales - "nós temos que começar a bater toda semana e fazer boicote aos postos de combustíveis"

Ontem o clima esquentou na Câmara Municipal de Jales,...


Política

Itamar Borges participa do Dia de Campo do Projeto SemeAr

O deputado estadual Itamar Borges esteve nesta sexta-feira, 1/7, em Caconde, região de...


Política

Com Itamar Borges, Pitangueiras recebe Retroescavadeira e Caminhão Basculante pelo Programa Nova Frota SP

    A cidade de Pitangueiras, por meio do...

Política

Em Rio Preto, Itamar Borges participa do Ciclo de Debates do Tribunal de Contas de SP

O deputado estadual Itamar Borges esteve em São José do Rio Preto, nesta...