Cidades

Projeto Comunidade Ativa orienta sobre a retomada de exercícios físicos pós covid-19



No novo vídeo do Projeto Comunidade Ativa das secretarias municipais de Esportes, Saúde e Comunicação, o educador físico da Prefeitura de Jales, Idair Lopes Neto, falou sobre a forma mais segura de retornar aos exercícios físicos após receber alta do tratamento contra a covid-19.

 

“É importante levar em consideração o quadro clínico de cada paciente. Eles são divididos em três categorias: leve, moderada e grave. A partir desta classificação é possível entender qual é a hora correta para a retomada das atividades físicas”, informou Idair.

 

Em quadros clínicos leves e moderados é necessário que o paciente realize avaliação médica e eletrocardiograma, sendo que, estando os indicadores normais, é possível retornar as atividades cerca de duas semanas após a alta, para os quadros clínicos leves, e duas semanas sem sintomas, com reavaliação médica a cada 60 dias, para os quadros moderados.

 

Já os pacientes que apresentaram casos graves de contaminação pela covid-19 devem realizar avaliação médica, eletrocardiograma e exames laboratoriais para avaliar sua saúde. Com os exames em dia, é possível dar início a atividades físicas graduais após 14 dias sem sintomas, também passando por reavaliação médica a cada dois meses.

 

“Caso os indicadores dos exames não estejam dentro do esperado, o paciente deve seguir as recomendações do seu cardiologista até conseguir a liberação para se exercitar. Lesões cardíacas são comuns em pacientes com covid-19 e ocorrem em até 30% dos casos de pacientes hospitalizados”, orientou o educador físico.

 

O Comunidade Ativa visa desenvolver ações de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

 

O projeto incentiva a busca de uma vida mais saudável e ativa, mesmo após a imunização, apresentando estratégias para a prática de atividades físicas, visto que este hábito é amplamente reconhecido como uma estratégia natural para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico ou psicológico.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades