O Programa Vivaleite do Governo do Estado, está causando transtornos e dores de cabeça para a maioria dos Prefeitos da região de Jales.
É preciso reafirmar que os Prefeitos NÃO tem responsabilidade pelo atraso, uma vez que o Programa é do Governo Estadual e NÃO municipal.
Em Jales, os atrasos também estão acontecendo, e segundo informações o Governo do Estado já está cobrando explicações da Empresa responsável que fornece o o Leite para o Programa.
O Projeto Estadual do Leite – VIVALEITE está presente em todos os 645 municípios do Estado. Com mais de 300 mil beneficiários atualmente, tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo.
O leite entregue aos beneficiários é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D e, durante a pandemia da Covid-19, o Projeto foi ampliado e reforçou a alimentação de pessoas acima dos 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Na data de 19 de janeiro de 2011, por meio do decreto nº 56.674, o Projeto foi integrado às ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.