Polícia

Programa da PM ajuda a proteger moradores do noroeste paulista por meio de grupos de WhatsApp



Em Jales o Programa também crio seu grupo onde pudemos constatar inclusive a recuperação de motos furtadas no Comercio Jalesense

 

Um programa da Polícia Militar tem ajudado a proteger os moradores do noroeste paulista. Nomeado como 'Vizinhança Solidária', o programa tem a participação dos moradores por meio de grupos no Whatsapp.

Com a ferramenta, a população auxilia a Polícia Militar no combate ao crime. Segundo a PM, os próprios policiais participam dos grupos tornando a ação mais rápida. Desde que foi implantado em Mirandópolis (SP), o programa reduziu o número de furtos em cerca de 20%, no período de julho a outubro deste ano, no comparativo ao mesmo período do ano passado.

Além da região urbana, o programa atua também na zona rural. Segundo o capitão da PM Gilberto Sekime, 50% dos furtos eram nesta área. A Polícia Militar está fazendo um mapeamento de endereços para facilitar o atendimento das ocorrências na área rural.

Em Mirandópolis, o programa existe há seis meses e já conta com cinco grupos no WhatsApp com cerca de 1 mil moradores participantes. Para fazer parte dos grupos, o cidadão passa por uma espécie de capacitação para entender como funciona e aprender as regras.

O programa Vizinhança Solidária surgiu em São Paulo em 2009 e vem se popularizando pelo estado nos últimos anos. Murutinga do Sul (SP) foi uma das primeiras cidades da região a receber o serviço. Cerca de 90% dos moradores já fazem parte do programa.

Quem quiser participar pode entrar em contato através do 190 ou ir à unidade da PM mais próxima para saber se na sua cidade já existe o "Vizinhança Solidária".

 

 

 

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia