Cidades

Professoras da Educação Infantil da E.M. “Profª Elza Pirro Vianna” realizam leituras de jornais com alunos



Os alunos do Pré I da E.M. “Profª Elza Pirro Vianna” receberam o carateca jalesense Arthur Ribeiro Mendes após atividade da roda de leitura

Como forma de incentivar a leitura dos alunos da Educação Infantil, as professoras da Rede Municipal de Ensino de Jales vêm diversificando suas aulas, propondo, entre diversas atividades, as rodas de jornal. Na ocasião, o professor seleciona notícias locais ou de entretenimento que sejam atraentes aos alunos e promove a leitura e interpretação dos textos.

 

Visando fomentar o interesse pelo material, em tempos de intensa conectividade das crianças com o celular e a internet, uma das rodas de jornal foi realizada na E.M. “Profª Elza Pirro Vianna”, por meio das professoras Tatiane Pontel e Roselene Gonçales, nas salas de Pré I, trazendo novas experiências e conhecimentos, incentivando a curiosidade dos alunos de apenas 4 anos. 

 

“A leitura é de fundamental importância para a formação de leitores habituais e cidadãos bem informados. Crianças são naturalmente curiosas e, para despertar ainda mais isso nelas, as rodas de leitura vêm aliadas a outras atividades. Um exemplo disso foram os textos escolhidos pra essa atividade em particular, realizada na escola Elza Pirro. As professoras apresentaram matérias produzidas pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura, divulgadas em jornais falando sobre as conquistas do carateca jalesense Arthur Ribeiro Mendes, que saiu de Jales para disputar um campeonato no Equador”, afirmou a coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota.

 

Segundo a coordenadora, por meio destas matérias, as crianças puderam explorar o mapa mundi, identificando a localização da cidade, estado e país onde o atleta mora, além do local de realização do campeonato que ele participou.  Também foram levantadas as palavras chave da notícia, assim como diversos questionamentos dos alunos, que ficaram empolgados com as reportagens.

 

“Para finalizar a atividade, os alunos escreveram um bilhete direcionado ao carateca Arthur Ribeiro Mendes, convidando-o para ir até a escola, a fim de relatar um pouco da sua trajetória e experiência em sua carreira. A visita foi muito divertida, o atleta apresentou suas medalhas, respondeu os questionamentos dos alunos e incentivou a todos. Toda a equipe gestora ficou muito feliz com o resultado da roda de leitura e a repercussão positiva entre os alunos”, afirmou Tamara.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades