Cidades

Processo pesa contra o interventor da Santa Casa; as reivindicações dos funcionários da Prefeitura

se a veiculação da notícia como condenação por estupro é de fato amplamente desabonadora – e assim a Justiça entendeu -, é fato que uma condenação por violação sexual mediante fraude também é bastante desabonadora.

Processo pesa contra o interventor da Santa Casa; as reivindicações dos funcionários da Prefeitura

NA JUSTIÇA
O responsável pela intervenção na Santa Casa Fernandópolis, Marcus Chaer, venceu em 1ª instância, processo movido contra três veículos de comunicação que publicaram matérias afirmando que ele havia sido condenado por estupro.

A DECISÃO
Na decisão, o juiz Renato Soares de Melo Filho alegou que a matéria possui informações inverídicas: “o autor não foi condenado por estupro (art. 213, do CP) e sim por violação sexual mediante fraude (art. 215, do CP), conforme expresso no dispositivo da sentença, o qual foi transcrito na matéria em litígio”, disse o magistrado em trecho da decisão.

É GRAVE
Depois de muito mistério sobre a condenação de Chaer – que ainda está recorrendo da decisão e pode revertê-la nos tribunais superiores -, está claro o crime pelo qual ele foi condenado. Feitas essas considerações, se a veiculação da notícia como condenação por estupro é de fato amplamente desabonadora – e assim a Justiça entendeu -, é fato que uma condenação por violação sexual mediante fraude também é bastante desabonadora.

A SAÍDA
O correto é que, a partir do momento que houve a condenação em 1ª instância, Chaer se afastasse da direção do hospital e, caso prove sua inocência ao final do processo, retorne para continuar o trabalho. A saída momentânea seria importante, inclusive, para que a sociedade fernandopolense – não aquela que se beneficiou do nosocômio -, tenha um sinal de que realmente são novos tempos na Santa Casa.

UMA COISA É UMA COISA...
Esse posicionamento não é fruto do trabalho de Chaer frente ao hospital. O juiz Vinícius Bufulin, em decisão recente reverberada por essa coluna, ressaltou que a Santa Casa está “sem corrupção”, mas que mesmo assim deu prejuízo durante o período de intervenção. Ninguém melhor que o próprio juiz para ponderar os resultados e avaliar o trabalho de Chaer futuramente.

JUSTO
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Fernandópolis encaminhou para o prefeito André Pessuto (DEM) as reivindicações salariais da categoria. Eles pedem 5,44% de reajuste considerando a inflação de 2020, mais o índice que for registrado em 2021 – algo entre 11% e 12%. Por lei, os salários dos servidores têm que ser reajustados, no mínimo, com a inflação registrada anualmente. Com a pandemia do coronavírus, a reposição foi congelada em 2020.

CORRETO
O pleito é legitimo, e o mínimo que pode ser feito pela classe. Recentemente o próprio prefeito teve o salário reajustado para contemplar os pedidos da classe médica e, em 2019, parte dos servidores tiveram suas referências salariais elevadas em detrimento de outras classes. Vamos ver se na hora de atender a massa que não pressiona nos clubinhos de serviço o Executivo vai agir como deve.

POLÊMICO
Os servidores também pedem um Vale Alimentação no valor de R$ 500. Segundo o pedido do sindicato, o valor pago atualmente pela administração (R$ 200) coloca “o município de Fernandópolis um destaque negativo em relação aos servidores das cidades de mesmo porte na região e inclusive se comparado a pequenos municípios”.

 



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Dia do desafio. Crianças da escola Municipal professor Antônio DI Bernardo PEREZ saem nos arredores da escola para ficar em dia com a saúde física.

No dia internacional do desafio a EMEI promoveu um momento de prática de atividades...


Cidades

Prefeito de Pontalinda, paga os atrasados do Fundeb em uma única parcela.

O Prefeito de Pontalinda, Sisinio Leão, em tratativas junto com o Vice Prefeito...


Cidades

DEPUTADO GENINHO ZULIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PALMEIRA D’OESTE

Na última quinta-feira (26) o Deputado Federal Geninho Zuliani veio até nosso...

Cidades

PREFEITURA DE MACEDÔNIA INICIARÁ OBRAS DA NOVA PISTA DE CAMINHADA

Na próxima semana, a empresa responsável iniciará as obras da nova Pista de...