O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Novo Horizonte (SP), Cassio de Freitas, desistiu da disputa eleitoral após ter sido preso por desacatar e agredir guardas municipais em Catanduva (SP), na madrugada de domingo (15).
De acordo com o boletim de ocorrência, Cassio, de 74 anos, foi abordado após sair de uma casa noturna acompanhado de um homem de 51 anos e de um adolescente de 16. Eles estavam em uma picape que tinha uma caixa de som na carroceria. O veículo era conduzido pelo menor.
A abordagem foi feita pela Guarda Civil Municipal em frente ao Terminal Rodoviário Intermunicipal de Catanduva por conta do som alto e com propaganda eleitoral.
Ao ser indagado, Cassio agrediu fisicamente um dos guardas municipais e verbalmente outro GCM que também estava no local. Segundo o registro, foi necessário o uso de força física para contê-lo.
Ainda conforme o BO, naquela noite, Cassio saiu de Novo Horizonte acompanhado dos outros dois suspeitos e todos fizeram uso de bebida alcoólica dentro da boate.
Ele foi preso em flagrante e encaminhado à cadeia pública da cidade, porém, passou por audiência de custódia e foi liberado na segunda-feira (16).
O caso foi registrado como contravenção penal - perturbação do trabalho ou do sossego alheios, embriaguez ao volante, resistência, desacato, permitir direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e entregar produtos cujos componentes possam causar dependência.
O g1 tenta contato com Cassio e com o Partido dos Trabalhadores.
Cassio de Freitas desistiu da candidatura à Prefeitura de Novo Horizonte (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
Desistência da candidatura
Após sair da prisão, o candidato apresentou o pedido de desistência da candidatura na 79ª Zona Eleitoral de Novo Horizonte. O juiz eleitoral Raphael Faraco Neto aceitou o pedido e reiterou que, com isso, ele fica impedido de concorrer ao cargo nas eleições de 2024.
Desde então, a candidata Thuani Telesforo Mariano passou a disputar o Executivo da cidade representando o PT.
Cassio foi eleito vereador de Novo Horizonte duas vezes: em 2000 e 2012, com filiação ao PT. Atualmente, trabalha como advogado.