Saúde

Prefeitura orienta sobre como comprovar comorbidades para se vacinar contra a Covid-19



Até o dia 21 de maio, estarão sendo vacinados contra a Covid-19, em Jales, idosos (a partir de 60 anos) que ainda não tomaram a 1ª ou 2ª dose; pessoas com comorbidades (com 50 anos ou mais); mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após a data do parto), com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefícios de prestação continuada – BPC (com 50 anos ou mais); transplantados (de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos, com 18 anos ou mais) e pessoas com Síndrome de Down (18 anos ou mais).

 

Porém, para tomar a vacina, a pessoa com deficiência permanente ou com comorbidades deve comprovar seu estado de saúde. No caso das pessoas com deficiência, estão sendo atendidas as beneficiadas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Além do comprovante do BCP, deve-se comprovar o estado de saúde por meio de algum documento simples.

 

É importante lembrar que nem todas as comorbidades foram incluídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Fazem parte da lista as doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

 

Também foram incluídas entre as comorbidades doenças como diabete mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

 

Vale ressaltar que será necessário agendar a imunização, ligando antecipadamente na unidade mais próxima de sua residência ou com um agente de saúde. As unidades de saúde com sala de vacinação pertencem aos bairros Jardim Municipal (99706-9937), Jardim Arapuã (99669-1529), Roque Viola (99625-6513), Jardim São Jorge (99625-3265), JACB (99670-8061), Jardim Paraíso (99631-1149), Novo Mundo (99673-9211) e Núcleo Central de Saúde (99703-9278).

 

Grávidas e puérperas serão vacinadas somente no Núcleo Central de Saúde. O horário de vacinação é das 14h às 16 horas.

 

A enfermeira responsável pela imunização em Jales, Renata Forti Rachieli reforçou que “as pessoas com deficiência permanente devem apresentar o comprovante do recebimento do benefício de prestação continuada da Assistente Social; as puérperas devem apresentar a declaração de nascimento da criança; e as pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médicas. Os cadastros já existentes nas unidades de saúde também poderão ser utilizados. Além disso, todas as pessoas devem apresentar CPF e comprovante de residência”, finalizou.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde