Cidades

Prefeitura lança o Projeto Colhendo Frutos e praças começam a ganhar árvores frutíferas



A Prefeitura de Jales, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente iniciou a semana colocando em prática um delicioso projeto. O “Colhendo Frutos” vai levar o plantio de árvores frutíferas para as praças da cidade.

O objetivo é plantar árvores frutíferas em áreas públicas como bosque e praças para conectar as pessoas e a natureza. A secretária da pasta, Sandra Gigante e sua equipe, iniciaram o plantio na manhã da segunda-feira, dia 18 de janeiro, pela Praça Dona Olga Belão Pêgolo, no Jardim Pêgolo.

De acordo com a secretária, é feito um levantamento para definir o tipo de árvore frutífera que se adapta a cada espaço público antes de serem plantadas. “Primeiramente definimos que tipo de espécie será plantada em cada local. Precisam ser plantas com maior resistência às doenças. Observamos que crianças e idosos costumam frequentar nossas praças, essas árvores frutíferas mexem com nossa memória afetiva resgatando sabores e aromas. Além disso, nosso objetivo é que a população tenha acesso a esses produtos”, ressaltou Sandra.

A praça do Jardim Pêgolo recebeu duas espécies de goiabeiras, cajueiros, amoreiras, coqueiros baianos e jabuticabeiras e uma espécie de árvores que produzem cajá-manga e macadâmia, respectivamente. Vale lembrar que todas as mudas são produzidas no Viveiro Municipal.

“Vai ser muito bonito para as comunidades de cada bairro observarem as mudas ganhando formas e tamanhos, se transformando em árvores, produzindo frutos, proporcionando cores e sabores variados. Elas ainda vão esbanjar beleza e oferecer conforto para quem quiser descansar debaixo da sombra que vão oferecer. Queremos fazer os adultos e idoso lembrarem de suas infâncias e resgatar o costumo de colher frutas no pé e proporcionar às crianças esse prazer”, ressaltou Sandra Gigante.

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “o projeto Colhendo Frutos, que consiste no plantio de árvores frutíferas nas praças de Jales, vai garantir que nossa população tenha a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza e tenha o prazer o a satisfação de conhecer o sabor das frutas colhidas no pé, livre de agrotóxicos. É uma ação de bem estar e saúde pública proporcionada por nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Um projeto muito bonito que vai deixar Jales mais colorida e agradável”.

Presidentes de associações de moradores dos bairros de Jales que se interessarem pelo projeto Colhendo Frutos e pelo plantio de árvores frutíferas em seus bairros podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (17) 3621 6688.

 

Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades