Cidades

Prefeitura inicia o projeto Campo Mais Limpo em parceria com a Coopersol



A Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e em parceria com a Coopersol – Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, lançou o Projeto Campo Mais Limpo. Trata-se de um projeto piloto que visa recolher materiais recicláveis nos bairros rurais do município.

Lançado durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o projeto está sendo desenvolvido em quatro bairros rurais nesse primeiro momento: o Córrego da Quebra Cabaça, Córrego do Tamboril (e estrada que dá acesso à Escola Agrícola – ETEC), Córrego do Jataí e Córrego da Barra Bonita.

No Córrego da Quebra Cabaça o material reciclável poderá ser depositado na AMACOR e em frente às propriedades rurais, do lado de fora da porteira. Já no Córrego do Tamboril e na estrada que dá acesso à Escola Agrícola o material pode ser depositado em frente às propriedades, sempre do lado de fora das porteiras e também em frente à ETEC, onde foi instalada uma placa identificando o ponto de coleta.

“No Córrego do Jataí o material deve ser depositado em frente às propriedades, do lado de fora das porteiras e em frente a Igreja do bairro, enquanto no Córrego da Barra Bonita o material reciclável precisa ser armazenado em frente às propriedades”, informou Sandra Gigante, secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente.

Segundo a secretária “essa ação visa aumentar a quantidade de resíduos que estão sendo reciclados no município pela Coopersol. Passando nos bairros rurais irá aumentar a arrecadação e diminuir a quantidade de resíduos que é descartada no Aterro Sanitário, aumentando assim sua vida útil, além do fato de que reciclar é uma ação muito importante para o meio ambiente”.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na quarta-feira, dia 8, foi realizado o primeiro recolhimento do Projeto Campo Mais Limpo nos pontos disponibilizados. Foi recolhido aproximadamente uma tonelada de lixo reciclável pela Coopersol.

“É preciso ressaltar que a Coopersol estará recolhendo papel (jornais e revistas, cadernos, envelopes, capas de papel e papelão), plástico (canos e tubos de PVC, baldes, garrafas plásticas, sacos, folhas de RX e CD’s), vidro (garrafas, copos, vidros de conserva e embalagens) e metal (tampas de garrafas e potes, latas de alimentos e bebidas, talheres, materiais de ferro e alumínio). Importante informar que telas de recobrimento de uva e isopor não serão recolhidos, tendo em vista que a cooperativa não recicla esse tipo de material”, frisou Sandra.

 

Os materiais recicláveis deverão ser depositados em frente aos locais informados partir das 7h. O recolhimento é feito a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades