Cidades

Prefeitura e Unijales vão promover a 1ª Semana Esportiva On-line com nomes expressivos do setor

Durante os cinco dias, as palestras terão início às 19h15, com exceção na sexta-feira, que começará às 19h00

Prefeitura e Unijales vão promover a 1ª Semana Esportiva On-line com nomes expressivos do setor

A Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Esportes, Cultura e Juventude e de Comunicação Social, em parceria com a Unijales, vai promover entre os dias 26 e 30 de abril, a primeira edição da Semana Esportiva On-line. Nomes de peso vão promover palestras com duração de 60 minutos através da plataforma digital Microsoft Teams.

 

Durante os cinco dias, as palestras terão início às 19h15, com exceção na sexta-feira, que começará às 19h00. Para participar basta preencher o cadastro no site www.unijales.edu.br. É totalmente gratuito e os participantes receberão certificados. As vagas são limitadas para 250 participantes.

 

“As práticas esportivas reúnem pessoas de diversos gostos e lugares diferentes, principalmente aqueles esportes em que a formação de times, para competir, é necessária. Porém estamos vivendo, há mais de um ano, uma pandemia, mas queremos dar continuidade às importantes ações do esporte, mesmo que não seja presencialmente. Para isso pensamos e vamos realizar a 1ª Semana Esportiva On-line, uma parceria da Prefeitura com a Unijales, pois sabemos que a integração dos atletas, mesmo à distância, através desse bate-papo, é essencial para o engrandecimento do conhecimento. Nesse sentido, os eventos esportivos são oportunidades para reunir atletas e profissionais da área, tanto para auxiliar no aprendizado de novos atletas, quanto para motivar quem já está nesse meio há mais tempo”, ressaltou o secretário municipal de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Unijales, a professora doutora Viviane Kawano Dias, a semana esportiva começa na segunda-feira, dia 26 de abril, com a palestra do presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), João Batista Carvalho e Silva, que há 40 anos milita na causa do esporte para pessoas com deficiência. Ele criou o Futebol de Amputados no Brasil, em 1986, foi presidente da Associação Brasileira de Desporto para Amputados entre 1990 e 1994, primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro com mandato entre 1995 e 2001. Sua gestão marcou o início da virada do esporte entre pessoas com deficiência e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Foi ainda, primeiro presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico (ABVP), hoje Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes. O tema escolhido para a palestra não poderia ter sido outro:  “Esporte Paralímpico”.

 

Na terça-feira, dia 27, será a vez do professor André Arantes, que vai falar sobre “Esporte escolar”. Graduado em Educação Física, pela Faculdade Dom Bosco de Brasília, especialista em Treinamento Esportivo pela UNB, mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. André foi Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e Diretor do Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte entre 2003 e 2015. Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

O professor Celso Giacomini será o palestrante da quarta-feira, dia 28. Técnico de Seleções Brasileiras com títulos Sul-Americanos e participações internacionais, classificando o Brasil para a Olimpíada de Atlanta em 1996. Celso é Graduado em Educação Física e especialista em Esportes Coletivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS); especialista em Educação pela PUC/Porto Alegre/RS. Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Realizou curso de aperfeiçoamento técnico em handebol na Romênia e Alemanha. O tema da palestra será Handebol.

 

O ex-árbitro da Federação Paulista de Voleibol, Confederação Brasileira de Voleibol e Federação Internacional de Voleibol, o professor José Antônio de Carvalho será o palestrante da quinta-feira, dia 29, com o tema “Arbitragem no Voleibol”. Ele é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos e em Pedagogia pela Escola Superior de Educação Física de Batatais, com especializações em Atletismo, Basquete, Voleibol, Futebol e Natação.

 

Na sexta-feira, dia 30, será a vez do comentarista esportivo Renatinho Santos, árbitro formado pela Federação Paulista de Basketball aos 12 anos de idade, sendo considerado o mais novo do mundo. Possui 36 anos de carreira e soma duas decisões de medalha de ouro Olímpicas (2000 e 2004), três campeonatos mundiais (uma final), considerado pela FIBA um dos melhores árbitros da história. Atuou há oito anos como comentarista no Grupo Globo, comentando NBA, Jogos Olímpicos e competições internacionais. Trabalhou no canal Fox Sports e na rádio CBN. Atualmente comenta jogos na TV Cultura, TV Brasil e TVN Sports. Também é o árbitro que recebeu mais prêmios no Brasil.

 

“Todos estão convidados a participar. Preparamos um ciclo de palestras com nomes expressivos, respeitados e que terão muito a nos passar através de suas palestras na próxima semana. Teremos uma grande oportunidade de enriquecer nosso conhecimento através da 1ª Semana Esportiva On-line. Faça sua inscrição no site da Unijales e participe”, convidou Wilter Guerzoni que aproveitou para agradecer ao amigo Orlando Ferracioli Filho, aposentado pelo antigo Ministério do Esporte, “que foi o interlocutor responsável por nos ajudar a viabilizar as palestras com o André Arantes, o Celso Giacomini e o João Batista Carvalho e Silva. Deixo aqui o nosso muito obrigado, em nome da Prefeitura de Jales e da Unijales”.


Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Jalesense Elder Vieira Cagnin, não resiste e falece em Rio Preto

Foi com muita tristeza que o Editor do site A VOZ DAS CIDADES, (Betto Mariano) recebeu como...


Cidades

Jales - Terreno "abandonado" da antiga AABB causa preocupação aos moradores

Um verdadeiro cemitério no centro da Cidade, assim foi definido o Terreno...


Cidades

Jalesense transferido para Rio Preto inspira cuidados, amigos continuam na corrente de oração.

O Jalesense Elder Vieira Cagnin, foi transferido finalmente ontem para São José do...

Cidades

Jales - Voluntários fazem pães caseiros para doação

Um grupo de voluntários foram destaque hoje na TV TEM. Trata-se de pessoas...