Cidades

Prefeitura de Jales intensifica ações de prevenção e controle contra a dengue

O serviço de nebulização vem sendo realizado em locais específicos dentro dos bairros, em áreas com maiores incidências de casos notificados ou confirmados visando interromper a transmissão da doença naquela área.

Prefeitura de Jales intensifica ações de prevenção e controle contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem reforçando em toda a cidade o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho de prevenção constante, os agentes comunitários de saúde e de endemias continuam visitando e vistoriando as residências e fazendo o trabalho de nebulização com a aplicação de inseticida quando necessário.

O serviço de nebulização vem sendo realizado em locais específicos dentro dos bairros, em áreas com maiores incidências de casos notificados ou confirmados visando interromper a transmissão da doença naquela área.

A Secretaria da Saúde também está trabalhando com ações preventivas envolvendo a comunidade. Além da visita que os agentes realizam em todos os imóveis para eliminar focos e criadouros que servem para proliferação das larvas do mosquito, outra equipe segue com um cronograma de atividades educativas voltadas aos alunos das escolas e projetos sociais do município. Palestras são realizadas para orientar as crianças sobre prevenção à doença, sintomas e como contribuir para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Durante o mês de abril, a equipe da Vigilância Epidemiológica também participou da Semana da Saúde, levando informações pertinentes aos pacientes das unidades básicas. No início deste ano, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, foi realizado ainda o projeto Jales Mais Limpa, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que percorreu todos os bairros, arrecadando 64 toneladas de resíduos que seriam possíveis criadouros do mosquito transmissor. Agora as pessoas também têm a opção de descartar os materiais inservíveis gratuitamente no Aterro Sanitário”, lembrou a coordenadora da equipe municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva.

Somente em 2022, foram 3.044 notificações e 1.219 positivos autóctones e 63 positivos importados. A equipe municipal de combate às endemias alerta a população para eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti com medidas simples, como colocar detergente na bandeja externa da geladeira e do ar condicionado; colocar uma colher de água sanitária nos ralos internos e externos; fechar as tampas dos vasos sanitários; colocar nos pratinhos dos vasos de plantas areia até a borda ou furá-los e certificar de que a caixa d’água esteja tampada e que as calhas não estejam acumulando água da chuva, além da limpeza diária com bucha e sabão nos bebedouros dos animais.

“É muito importante que a população contribua para eliminar esses recipientes e objetos que servem de criadouro para o mosquito que transmite a dengue e outras doenças. A conscientização e sensibilização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, continua sendo o foco da Prefeitura de Jales, mas para evitar a proliferação do mosquito, é preciso do trabalho de todos. É momento de união para conseguirmos reduzir drasticamente os casos de dengue em nosso município”, destacou Vanessa.

A coordenadora ainda fez uma recomendação: “O uso de repelente é uma arma importante neste período. Usar, quando possível, principalmente no trabalho, roupas e calçados mais fechados. Existem pesquisas que mostram que até cores escuras nas roupas podem atrair com mais facilidade o mosquito. Tudo isso ajuda, mas o que realmente é eficaz é eliminar o inseto”.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Dia do desafio. Crianças da escola Municipal professor Antônio DI Bernardo PEREZ saem nos arredores da escola para ficar em dia com a saúde física.

No dia internacional do desafio a EMEI promoveu um momento de prática de atividades...


Cidades

Prefeito de Pontalinda, paga os atrasados do Fundeb em uma única parcela.

O Prefeito de Pontalinda, Sisinio Leão, em tratativas junto com o Vice Prefeito...


Cidades

DEPUTADO GENINHO ZULIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PALMEIRA D’OESTE

Na última quinta-feira (26) o Deputado Federal Geninho Zuliani veio até nosso...

Cidades

PREFEITURA DE MACEDÔNIA INICIARÁ OBRAS DA NOVA PISTA DE CAMINHADA

Na próxima semana, a empresa responsável iniciará as obras da nova Pista de...