Cidades

Prefeitura de Jales homenageia professor e mestre de judô

As homenagens foram prestadas no final da tarde da quarta-feira, dia 6 de outubro, na Praça Jerônimo Amadeu

Prefeitura de Jales homenageia professor e mestre de judô

Duas importantes personalidades da cultura e do esporte jalesense, o professor Rui Rodrigues de Souza e o mestre do judô, Luiz Antônio Nunes de Moraes, mais conhecido como Gordo do Judô foram homenageados pela Prefeitura de Jales, por meio das Secretarias de Esportes, Cultura e Juventude, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e de Comunicação, que promoveram a segunda edição do Projeto Espaço Verde da Fama, criado para, através do plantio de mudas, homenagear pessoas que atuam ou atuaram diretamente com o esporte, a cultura, o meio ambiente ou a comunicação no município.

As homenagens foram prestadas no final da tarde da quarta-feira, dia 6 de outubro, na Praça Jerônimo Amadeu, localizada no Jardim Elisa e contaram com a presença do prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, do secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni, de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino e dos vereadores, Riva Rodrigues, Elder Mansueli e Deley Vieira, além de amigos e familiares dos dois homenageados.

O secretário Wilter disse que o Espaço Verde da Fama integra o esporte, a cultura, o meio ambiente e valoriza a história do município. “Para isso, as praças públicas estão sendo adotadas para a exaltação de esportistas, artistas e ambientalistas jalesenses. Hoje prestamos duas importantes homenagens, ao professor Rui, cujo talento, carisma, criatividade, modéstia e humildade, algumas de suas características, fazem dele um dos artistas mais queridos de Jales, destaque na música, literatura, poesia, artes plásticas, teatro, entre outras artes. Também é uma grande honra e emoção homenagear o nosso mestre Gordo do Judô, que há 56 anos iniciou suas atividades na modalidade e está atuante até hoje e sempre prestou relevantes serviços em prol da comunidade e do esporte. São duas homenagens justas e inquestionáveis”.

Na ocasião foram plantadas duas mudas de Ipês Amarelos na Praça Jerônimo Amadeu e descerradas duas placas para concretizar as homenagens. Telas do artista Rui Rodrigues foram expostas na praça e representantes do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro interpretaram a canção “Dona Mariquinha” (A Barca) para homenagear o artista. Alunos que praticam artes marciais em Jales foram trajados com quimonos, vestimenta tradicional japonesa utilizada na prática de algumas modalidades, como forma de homenageá-lo.

O presidente da Câmara Municipal de Jales, Bismark Kuwakino, em nome dos vereadores, parabenizou a Prefeitura pela segunda edição do projeto Espaço Verde da Fama e disse que “a homenagem ao professor Rui e ao Gordo do Judô é mais que merecida. Quantas e quantas vezes vocês nos encheram de orgulho, representando e enaltecendo o nome de nossa cidade, sempre de forma tão honrosa e com tanto carinho. Deixo aqui, em nome de todos os vereadores, nosso muito obrigado”.

O secretário Wilter frisou ainda que “é uma homenagem simples, mas de coração. Agradeço a todas as equipes das secretarias municipais envolvidas que ajudaram a realizar as homenagens, ao prefeito Luis Henrique e a vice Marynilda, grandes incentivadores da cultura e do esporte e, mais uma vez, deixar registrado o meu muito obrigado aos nossos queridos homenageados”.

O prefeito Luis Henrique Moreira também parabenizou os homenageados, agradeceu a presença dos vereadores e a parceria do Poder Legislativo com o Executivo Municipal, dos convidados e ressaltou o empenho e dedicação dos moradores do Jardim Elisa que cuidam com tanto carinho da Praça Jerônimo Amadeu e enfatizou os relevantes serviços prestados ao esporte e cultura pelos homenageados Rui Rodrigues e Luiz Antônio Nunes de Moraes. “Hoje estamos aqui reunidos para enaltecer e perpetuar, através desta singela homenagem, tudo o que vocês fizeram em prol de Jales e de tantas pessoas de nossa comunidade. É uma alegria poder homenageá-los, não tem como não ficarmos emocionados. Quando a gente investe em cultura e esporte, estamos cuidando dos nossos futuros. Vocês ensinaram e ainda ensinam, dia após dia, sempre propagando coisas boas e bonitas. E o projeto Espaço Verde da Fama, além de estimular a preservação do meio ambiente, resgata a memória esportiva e cultural. Parabéns a todos”.





Os homenageados



O professor Rui Rodrigues nasceu em Limeira/SP e mudou para Jales no ano de 1968. Desde então, tem realizado incríveis trabalhos nas mais diversas áreas da cultura, tornando-se um nome de expressão no meio artístico jalesense. Talento e criatividade sempre foram características marcantes do artista que é formado em desenho, artes plásticas e educação artística, e que foi professor da rede estadual de ensino, na Faculdade de Jales e no CEFAM, onde dirigiu espetáculos que contavam com centenas de alunos/artistas no elenco.

Na música compôs e interpretou dezenas de canções como “Trem do Norte”, “Pedro, meu pai pescador”, “Pedro que o Chico falou”, entre outras. Ao lado de Valdo Albuquerque e Marcão criou o grupo Anestesia Geral com o qual participou de vários festivais de música, sendo premiado em muitos deles. Já na literatura escreveu e publicou os livros “Alquimia do Riso” e “O trem da minha cidade”.

No teatro Rui dirigiu o grupo Arterial Trupe em parceria com Clayton Campos e se destacou no espetáculo “O mágico de OZ” como dramaturgo e ator. Nas artes plásticas tem um acervo de centenas de obras que chamam a atenção por sua técnica única com figuras de um olho só, cores vivas e formas não convencionais.

Mais que professor, músico, ator e pintor, Rui é mestre, que trilha uma carreira brilhante e recheada de amor.

Luiz Antônio Nunes de Moraes, conhecido como Gordo do Judô, tem 69 anos, é faixa preta 4º Grau, reconhecida pela Federação Paulista de Judô, atuou como professor de educação física na rede Estadual por 36 anos e atualmente está aposentado na rede Estadual. É professor técnico de judô desde 1973, ainda em atividade. Também é árbitro de judô na categoria Nacional-B.

Gordo tem vários cursos específicos de Judô realizado pela Federação Paulista, registrado no MEC e no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Foi fundador e técnico da Associação de Judô Jalesense em 1973 e participou de muitas edições dos Jogos Regionais e Jogos Abertos como atleta e técnico.

Nos Jogos regionais, Gordo do Judô sempre classificou atletas entre os três primeiros colocados e durante todos estes anos formou diversos atletas faixa preta. Também foi responsável por classificar competidores de Jales em competições de níveis regionais, estaduais, paulista e brasileiro.

Organizou eventos na modalidade de Judô em Jales e também é técnico responsável pelos polos do projeto de judô “Brincando e Aprendendo”.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.


Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Falta Apenas 1 dia !


Cidades

Tempestade derruba árvores e causa estragos em Ilha Solteira

Uma tempestade registrada nesta sexta-feira (15) provocou estragos e assustou moradores de Ilha...


Cidades

Jales - Faltam dois dias !

Cidades

Dirce Reis - Solidariedade, Vereador distribui balas as Crianças

Talvez fosse apenas um gesto comum e um ato corriqueiro, isso se não estivéssemos...