Cidades

Prefeitura, com apoio das APMs, prepara escolas e anuncia para o dia 20 a volta às aulas presenciais para crianças de 0 a 3 anos



Após decisão unânime e deliberação do Comitê Municipal de Contingência da Covid-19, no dia 9 de setembro, a Prefeitura de Jales anunciou para o dia 20 de setembro a retomada das atividades escolares presenciais nas unidades que atendem Educação Infantil para crianças com idades entre 0 a 3 anos no município. Também ampliou, desde a segunda-feira, dia 13, o número de alunos nas salas de aula que oferecem ensino para as crianças com idades entre 4 e 11 anos, que vinham obedecendo ao protocolo de dias alternados e capacidade de 50% referente ao número total de alunos.

 

Para que tudo ocorra de forma segura, as gestoras e a equipe da Secretaria Municipal de Educação vêm planejando há algum tempo o retorno gradual das aulas. Foram adquiridos os equipamentos de proteção individual (EPI), face Shields, luvas, álcool gel, produtos de higienização, planejado o distanciamento físico entre os alunos recomendado pelo Ministério da Saúde, e serão realizadas, durante toda essa semana, reuniões com pais e responsáveis do berçário ao maternal, alertando sobre as orientações às famílias entre outras recomendações fundamentais para a prevenção da covid-19, assim como tem realizado com os pais de crianças de 4 a 11 anos há um mês, o que garantiu o retorno seguro e sucesso da retomada às aulas e atividades.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, a professora doutora Adriana Campos, “o comitê de enfrentamento, que conta com a participação de médicos e profissionais da saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, de representantes da Santa Casa, SAMU, UPA, AME juntamente com a Secretaria da Educação e de Comunicação, a decisão foi decorrente dos baixos índices de transmissibilidade do coronavírus na última semana, com menor taxa de internação na enfermaria e UTI covid da Santa Casa e da redução dos casos de covid-19 no município e região. Estamos retornando às aulas presenciais sempre com todo cuidado e atenção necessários para proteger nossos alunos, educadores e servidores”.

 

A secretária ressaltou ainda que, para a retomada das aulas com segurança e conforto aos alunos, tanto com idades de 0 a 3 anos, quanto de 4 a 11 anos, foram realizadas reformas e adequações em algumas escolas do município. Na EMEI Professora Gema Aparecida Prandi Rosa, no Jardim São Judas Tadeu, por exemplo, a Prefeitura realizou pintura e adequações. A Associação de Pais e Mestres (APM) também realizou diversas promoções que permitiram que a escola fosse especialmente pintada, deixando um ambiente mais alegre, bonito e divertido para as crianças.

 

Na EMEI Professora "Diva Maciel Jorge", no Jacb, a equipe da Prefeitura realizou reforma, onde foi feita a substituição do piso e correções da pintura interna. Também foi executada reforma e instalação de porta antipânico na EMEI "Vera Lúcia de Oliveira Vilela", no Jardim Trianon que ganhou nova pintura nos corredores e salas de aula, e com recursos da APM foi possível instalar bebedouros e reformar banheiros da escola.

 

Prefeitura e APMs realizaram ainda reforma dos banheiros na EM Eljácia Moreira, no Jardim Nossa Senhora Aparecida e na EM Professora Elza Pirro Viana, no Centro; pintura na EM Professor João Arnaldo A. Avelhaneda, no Jardim Paulista.

 

“Estamos muito gratos, pois a Prefeitura de Jales tem feito o possível pelas EMEI’s e escolas municipais, diante da crise que atravessamos. Os servidores disponibilizados pela Prefeitura para o trabalho nas escolas têm cuidado com muito carinho dos nossos espaços e nossa equipe educacional está esperançosa pela continuidade da atenção recebida no primeiro ano de gestão, em meio a todas as dificuldades do cenário econômico e da Pandemia. Não posso deixar de agradecer às APMs, que realizaram e ainda realizam ações e promoções para angariar recursos e reverter em melhorias para as unidades escolares, como pequenas reformas, pintura, instalação de equipamentos e outros fins”, frisou a secretária Adriana.

 

O prefeito Luis Henrique Moreira, disse que “a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Educação e de Infraestrutura se programou para receber os alunos da rede municipal da melhor forma possível. Estamos prontos para recebê-los de forma segura com relação às medidas de prevenção contra a covid-19 e oferecendo mais segurança e conforto. Esse foi apenas o início do processo de melhoria em nossas escolas. Vamos abrigar nossas crianças da forma que elas merecem e procuraremos continuar garantindo índices de excelência que colocam Jales entre as cidades com a melhor Educação do Brasil”, finalizou.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades