Cidades

Prefeitura celebra dia Nacional e Internacional da Juventude com diálogo entre autoridades e sociedade civil organizada



Para marcar o 12 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional da Juventude, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude, reuniu no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, autoridades do município e representantes de classe, que debateram assuntos relevantes para os jovens e adolescentes.

A iniciativa partiu do secretário municipal de Juventude, Wilter Guerzoni e o encontro contou com a presença do prefeito municipal Luis Henrique Moreira, da vice Marynilda Cavenaghi, do chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, dos secretários municipais de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, de Governo e Administração, Reginaldo Viota, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Roberto Altimari e de Comunicação, Douglas Zílio. A Secretaria de Educação foi representada pela supervisora de ensino Marisley Berceli.

Entre as autoridades convidadas estavam o promotor de justiça, Cleiton Luis da Silva, o delegado operacional da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Sebastião Biazi, o vereador Hilton Marques e representantes do Capítulo Demolay da Loja Maçônica Marechal Rondon, Juventude Catedral de Jales, Conselho Tutelar, FATEC Jales, Diretoria Regional de Ensino, Garotas do Arco-Íris, Escola Livre de Teatro, APAE Jales, Juventude Assembleia de Deus, SACRA e imprensa.

O encontro, segundo Wilter Guerzoni, reforça a responsabilidade de respeitar, proteger e promover os direitos humanos através de iniciativas que possibilitem um desenvolvimento sustentável adaptado à realidade da população jovem da cidade de Jales. “Em função da pandemia da covid-19 não foi possível realizar uma semana da Juventude como queríamos, com atividades de música, lazer, palestras com assuntos relevantes, teatro, esporte, entre outros, mas decidimos reunir todos vocês, seguindo todos os protocolos de segurança, para dizer que nossa Secretaria de Juventude não ficará só no papel, não seremos coadjuvantes, nossa premissa é atuar em parceria com todas as outras secretarias municipais, para o bem estar e qualidade de vida dos nossos jovens. Queremos dar voz a eles nessa administração e realizar ações e atividades em benefício dessa população de adolescentes e jovens”.

O vereador Hilton Marques ressaltou a importância da Secretaria de Juventude como pasta, já que os jovens ocupam todas as áreas do município. “Precisamos mudar a perspectiva do futuro através da juventude, e podemos fazer isso auxiliando os jovens a se empoderarem”.

Já o delegado Sebastião Biazi frisou que o secretário Wilter Guerzoni é um cidadão jalesense que conhece a juventude da cidade por diversos aspectos e disse que é muito importante ouvir os jovens e seus pais. “Conheço o lado delinquente da juventude e isso é muito triste. Precisamos transformar essa realidade, ouvindo, debatendo e promovendo diálogos e políticas públicas que deem condições e oportunidades para que algumas realidades sejam diferentes para uma grande parcela da nossa juventude”.

O promotor Cleiton Luis da Silva falou que “é uma grande alegria estar aqui tratando do assunto juventude com todos vocês. Parabéns ao Executivo Municipal que já abriu, desde o início dessa gestão, a possibilidade de diálogo. Estar envolvido com a causa jovem é nobre e nos motiva a realmente dar um fôlego de esperança. Muitas vezes as questões relacionadas à juventude ficam esquecidas, mas que esse encontro se torne uma verdadeira possibilidade de novos diálogos constantes e de promoção de ações concretas”.

A vice-prefeita Marynilda também falou sobre a importância de dar voz aos jovens. “Fui professora durante 27 anos e testemunhei a dificuldade de chegarmos até alguns jovens e de abordar determinados assuntos como a droga e a violência, mas iremos insistir, dar voz, estreitar relações, pois temos muito a fazer pela juventude jalesense. Vamos continuar nessa luta, contem conosco”.

Antes de finalizar o encontro, o prefeito Luis Henrique deu uma grande notícia para os jovens de Jales, a conquista da Casa da Juventude que vai oferecer espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O equipamento que será construído na cidade terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios e a convivência entre o público juvenil.

“Jales não seria incluída nesse projeto da Casa da Juventude em função do número de habitantes, mas estive em São Paulo e, pessoalmente, insisti nessa conquista que hoje é uma realidade. Em breve nós teremos a nossa Casa da Juventude. Temos testemunhado a força crescente dos jovens na construção de uma sociedade melhor. Eles estão nas ruas, nos debates públicos, seja na defesa de seus direitos e da sociedade, mobilizando pessoas e chamando os governos à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos humanos. Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos, ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais, seja nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e na Internet. Daremos voz a nossa juventude e esse foi o objetivo de criarmos, nessa nossa gestão, a Secretaria Municipal de Juventude”, finalizou o prefeito.

 

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades