Saúde

Prefeita diz que aumento de casos de Covid impulsionou o uso de pulseiras em pacientes: 'Temos que diminuir'



A Prefeita de Nova Granada (SP), Tania Liana Toledo Yugar (PSD), determinou que pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19 usassem pulseiras de identificação depois de constatar um aumento acelerado no número de casos positivos da doença.

"Tivemos cinco óbitos na semana passada, três na nossa cidade porque foi difícil encaminhamento. Todo Brasil está nesse colapso de saúde. A primeira onda da Covid enfrentamos bem. Paramentamos o pronto-socorro com respiradores, bomba de infusão, tudo o que é necessário. O suporte é até achar vaga nos hospitais de referência, que estão saturados. Rio Preto, Araçatuba, Santa Fé, Jales, não aguentam mais receber pacientes. Temos que diminuir a contaminação", afirma.

De acordo com o decreto, que começou a valer nesta segunda-feira (8), o morador que procurar por atendimento médico com sintomas do coronavírus vai receber uma pulseira amarela, que indica a necessidade de isolamento até o recebimento do resultado do exame.

Caso o paciente receba o diagnóstico positivo, ele vai receber uma pulseira vermelha, que só pode ser retirada com autorização médica. Quem tirar a pulseira ou ser flagrado descumprindo o isolamento domiciliar será multado em R$ 300.

“Infelizmente, o comércio tem que pagar o preço por algumas pessoas que são irresponsáveis. A Vigilância Sanitária está detonando festas no meio de canaviais e em empreendimentos imobiliários que ainda não estão habitados”, afirmou a prefeitura.

Além de constatar o aumento no número de casos positivos de Covid-19 e considerar a atual situação dos hospitais da região noroeste paulista, a prefeita diz que recebeu muitas denúncias de pacientes que realizavam o teste, mas não cumpriam o isolamento social, colocando em risco outras pessoas.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde