Cidades

POSSE DE HIGOR JORGE NA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS



No dia 19 de fevereiro de 2024, o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, da Central de Polícia Judiciária da Polícia Civil de Santa Fé do Sul, foi empossado no cargo de Diretor de Relações Institucionais da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), no Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Na ocasião foi empossado o delegado de polícia André Santos Pereira, no cargo de presidente da ADPESP e todos os integrantes da diretoria executiva, conselho de ética e conselho fiscal da entidade.

Com mais de 70 anos de história, a ADPESP é a maior e mais antiga entidade representativa de Delegados estaduais em todo o Brasil.

De acordo com o Estatuto da ADPESP, o Diretor de Relações Institucionais tem as atribuições de promover canais de comunicação, intercâmbio e parcerias junto aos órgãos públicos, privados e demais setores da sociedade; representar a carreira de Delegado de Polícia e a entidade, em conjunto com o Presidente e demais diretores, em contatos com autoridades do Poder Público; desempenhar atividades pertinentes à articulação com o Poder Legislativo, acompanhando a tramitação de proposições; desenvolver atividades pertinentes à articulação com entidades associativas de outras carreiras organizadas do serviço público; e  desenvolver, juntamente com o Presidente, atividades pertinentes à articulação com órgãos e entidades da Administração Pública.

O prefeito do município de Três Fronteiras, Rubens José Belão (Bim Belão), representando o Consórcio Intermunicipal dos Rios Grande e Paraná (Congrapar), participou da cerimônia e da recepção na sede da entidade de classe dos Delegados de Polícia.

Proposta pelo deputado estadual Delegado Olim (PP), a solenidade recebeu o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e outros integrantes de cúpula da pasta, como o delegado-geral Artur Dian.

"É bom para nós [defensores das forças de segurança] prestigiarmos, na Casa do Povo, uma associação muito forte para o estado", salientou Olim. O deputado recordou melhorias validadas pela Alesp para as carreiras da polícia judiciária paulista, a exemplo dos reajustes salariais em 2023.

O secretário Derrite endossou a contribuição de entidades classistas, como a Adpesp, na criação de políticas públicas. "A Associação sempre esteve muito presente fazendo boas articulações de maneira construtiva no processo legislativo estadual", destacou.

Um exemplo da sinergia entre os órgãos estatais e a Adpesp foi trazido na sessão pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB). Ele lembrou as contribuições da entidade para aperfeiçoar a reforma previdenciária estadual, cujo texto foi transformado na Lei Complementar 1.354/20. Na época, Pignatari era líder de Governo na gestão do correligionário João Doria.

Na posse, o novo presidente da Adpesp, André Santos Pereira, declarou que o relacionamento institucional com a Assembleia será de "muito diálogo e apresentação de propostas". Pereira defendeu "uma atuação técnica da Associação visando atingir objetivos comuns para toda a sociedade por meio da carreira de delegado de polícia."

Dezenas de autoridades civis e militares estiveram na cerimônia de posse da Adpesp, entre as quais o secretário-executivo da SSP-SP, Osvaldo Nico, o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eduardo Tuma, e os deputados federais Delegado da Cunha (PP-SP) e Gilberto Nascimento (PSD-SP).


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades