Polícia

Polícia prende integrante 'mais violento' de quadrilha que roubou joalheira no Shopping Iguatemi em Rio Preto



Mais um homem foi preso por suspeita de participar do roubo a uma joalheria no Shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto (SP), no dia 14 de janeiro deste ano. O suspeito foi detido em Santos (SP), na última quarta-feira (9), e encaminhado para Rio Preto nesta sexta-feira (11).

Com esta prisão, já são seis pessoas detidas. De acordo com o delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), Paulo Buchala Junior, foram dez pessoas envolvidas no crime e nove já foram identificadas.

"Estamos trabalhando para identificar o décimo. Temos a certeza de que foram dez. Todos (os identificados) já estão com prisões temporárias decretadas", disse o delegado.

 

Segundo Buchala Junior, o homem preso em Santos é o mais violento da quadrilha. "Ele estava escondido na Baixada Santista havia quase dois anos e veio a praticar o crime. De todos, é o mais violento, que subtraiu as armas dos seguranças e chegou até a agredir alguns."

 

Ainda conforme o delegado, as investigações estão na fase final e, nos próximos dias, devem se encerrar.

Criminosos invadem shopping Iguatemi em Rio Preto — Foto: Renato Pavarino/g1/Arquivo

Criminosos invadem shopping Iguatemi em Rio Preto — Foto: Renato Pavarino/g1/Arquivo

 

Assalto

 

No dia do crime, de acordo com a Polícia Militar, dois ladrões entraram na loja, cometeram o crime e fugiram. Outros bandidos ficaram do lado de fora da joalheria. Relógios, joias e armas de seguranças foram roubados.

Comerciantes fecharam as portas das lojas e muitos clientes correram para o interior da maioria delas para se esconder. Ninguém ficou ferido durante a ação dos criminosos.

Ao g1, uma funcionária informou que estava atendendo clientes em uma loja, quando percebeu que muitas pessoas estavam assustadas.

"Ninguém falou nada e ficou a gente sem entender. Aí, uma moça disse que era para fechar a porta porque era assalto. A gente fechou a porta, e o povo continuou correndo, e os seguranças pedindo para subir no estoque", afirmou Stefanie Lopes.

"Escutamos um barulho parecido com tiro. Por conta do ar-condicionado, abafou, mas minha amiga confirmou. Ficamos no estoque, e o segurança pediu para não sair da loja. Não sei quantos minutos ficamos, mas foi bem tensa a situação".

Um cliente que estava dentro de uma das lojas também disse que viu um dos criminosos com uma bengala escondendo a arma de fogo.

Ainda conforme a polícia, equipes da corporação entraram fortemente armadas no shopping para fazer buscas em todas as lojas. Dois carros dos ladrões foram encontrados em uma estrada rural. Eles foram apreendidos para passar por perícia.

Diversas testemunhas ouvidas pelo g1 relataram terem escutado um barulho parecido com tiro, mas a polícia informou que investiga a informação.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia