Polícia

Polícia Militar Ambiental estará realizando a Operação Huracan juntamente com equipes da Defesa Civil,



OPERAÇÃO HURACÁN

A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público de São Paulo, por meio de seu Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA), realizarão em todo o Estado, nos dias 17 e 18 de maio de 2022, a Operação Huracán. Com o emprego de 450 policiais militares e a participação de integrantes do GAEMA, a Operação Huracán tem como objetivo a prevenção aos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população e às condições do meio ambiente.

Entre as ações previstas, destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais e a existência dos planos de auxílio mútuo; manutenção adequada das margens de rodovias (faixas de domínio); cuidado pelas unidades de conservação; e outros pontos de vulnerabilidade que também serão alvo do policiamento preventivo.

Na edição deste ano, a Operação receberá o reforço de representantes municipais da Defesa Civil que colaborarão nos esforços preventivos.

A denominação da operação faz alusão à mitologia maia, que define Huracán como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.

Esta ação da Polícia Ambiental tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:

• Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias;

• Não solte balões (soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98);

• Evite acender fogueiras (não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento com baixa umidade);

• Não realize queimadas (quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à CETESB);

• Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia