Curiosidades

Polícia investiga origem de vídeo sobre caixões de mortos pelo coronavírus com pedras em BH; mensagem é #FAKE



A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a origem e a autoria de um vídeo divulgado em redes sociais em que uma mulher relata que caixões onde estariam vítimas do coronavírus foram abertos e estavam cheios de pedras e madeira, em Belo Horizonte. A mensagem é fake.

Não houve pedidos de exumação de corpos para que fossem feitos exames na cidade, como prega a mensagem falsa. A Prefeitura de Belo Horizonte já disse que as informações que a mulher divulga no vídeo, que circula nas redes sociais, são totalmente falsas.

 

"A pessoa sugere que caixões de vítimas de Covid-19 estão sendo desenterrados nos cemitérios da capital. São informações sem fundamento. A Procuradoria Geral do Município está analisando as imagens para adotar as medidas legais cabíveis."

 

A polícia diz que a pessoa que aparece no vídeo pode responder por denunciação caluniosa, cuja pena máxima é de oito anos de prisão. Para este crime, não é necessário que nenhuma vítima apresente queixa na polícia.

Além disso, a mulher também pode responder pelo crime de difamação, caso alguma pessoa ofendida manifeste interesse em processá-la.

Denúncias sobre o vídeo pode ser feitas pelo telefone 181.

 

Como é feito um sepultamento

 

A administração municipal esclarece que, nos cemitérios municipais da cidade, os sepultamentos são feitos mediante a apresentação de guia de sepultamento emitida pelo cartório, em conformidade com as informações contidas no atestado de óbito ou próprio atestado de óbito.

A guia deve ser apresentada ao cemitério, acompanhada de documentos pessoais do solicitante – familiar ou pessoa responsável pela solicitação –, que deve comprovar seu vínculo com o falecido (por meio de documentos pessoais e/ou procuração).

Os sepultamentos em cemitérios públicos e privados na capital mineira são realizados, segundo a nota, exclusivamente por profissionais específicos (coveiros) de cada necrópole, utilizando equipamento de proteção individual e adotando as medidas sanitárias cabíveis. Ou seja, também não é verdade que os próprios familiares estejam enterrando seus parentes, como diz a mulher no vídeo.

Covas foram aberturas no Cemitério da Paz, em BH — Foto: TV Globo/ Reprodução

Covas foram aberturas no Cemitério da Paz, em BH — Foto: TV Globo/ Reprodução

Covas foram aberturas no Cemitério da Paz, em BH — Foto: TV Globo/ Reprodução


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades