Polícia

Polícia Federal prende criminoso que operou maçarico para romper cofres em assalto a agências bancárias em Araçatuba



A Polícia Federal (PF) deflagou, na manhã desta terça-feira (22), mais uma fase da operação destinada à investigação do mega-assalto às agências bancárias de Araçatuba (SP).

O crime ocorreu na madrugada de 30 de agosto de 2021, quando um grupo criminoso, utilizando armas de uso restrito, drones e sofisticado material bélico, arrombou os cofres da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, causando grande destruição e temor entre os moradores.

De acordo com a Polícia Federal, quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária foram cumpridos em São Paulo, além de dois mandados de identificação criminal.

Dois homens foram encontrados e presos durante a ação. O terceiro é considerado foragido da Justiça, pois não foi localizado nesta terça-feira.

Ainda conforme a Polícia Federal, um dos homens presos integrava o núcleo central da organização criminosa e atuou diretamente no roubo, sendo o responsável por operar o maçarico utilizado não só para romper os obstáculos até a sala cofre, como também os próprios cofres (veja o vídeo da ação acima).

Com o desencadeamento da ação desta terça-feira, o número de pessoas presas por integrarem a quadrilha subiu para 37. Mais de 80 mandados de busca e apreensão foram cumpridos desde o mega-assalto.

Criminosos fortemente armados atacaram três agências bancárias no centro de Araçatuba, no início da madrugada do dia 30 de agosto. A ação durou duas horas, entre ataque às agências, tiroteio e fuga.

A quadrilha rendeu moradores e os usou como escudo humano. Imagens feitas por câmeras de segurança mostram alguns moradores andando pelas ruas sob a mira das armas dos criminosos e outros sobre os carros durante a fuga. Dois moradores morreram durante a ação criminosa, além de um criminoso.

Câmeras de segurança flagraram abordagem a reféns de ataque em Araçatuba (SP) — Foto: Reprodução/TV Globo

Câmeras de segurança flagraram abordagem a reféns de ataque em Araçatuba (SP) — Foto: Reprodução/TV Globo

Outra cinco pessoas ficaram feridas, entre elas um jovem que teve os pés amputados após ser atingido por um explosivo deixado nas ruas pela quadrilha. O grupo criminoso espalhou quase 100 bombas pela cidade.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia