Polícia

Polícia Federal faz operação contra grupo investigado por fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial



Polícia Federal cumpriu mandados em operação contra fraudes no Auxílio Emergencial — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (11), na região de Araçatuba (SP), dois mandados de busca e apreensão durante a Operação Vida Fácil V, que investiga um grupo suspeito de praticar fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo Governo Federal durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com as informações da Polícia Federal, um mandado ocorreu em Penápolis, enquanto o outro foi cumprido na área rural de Turiúba (SP). Não há informações sobre os materiais apreendidos.

A ação ocorreu depois que a PF solicitou à Justiça a expedição dos mandados de busca e apreensão, que foram aceitos pela Justiça Federal de Araçatuba.

Agora, o material apreendido será analisado e os suspeitos podem ser responsabilizados por furto qualificado, com pena que pode variar de dois a oito anos de reclusão, além de multa.

 

Investigação

 

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em início em julho de 2021, depois que a equipe recebeu informações de que criminosos estariam falsificando documentos e utilizando dados de terceiros para fechar contratos, abrir contas em instituições financeiras, fazer transações bancárias e fraudar o Auxílio Emergencial.

Foi apurado que, entre abril e junho de 2020, os investigados receberam indevidamente valores referentes a pelo menos 20 contas do Auxílio Emergencial, o que os permitia levar uma “vida fácil”, razão do nome da operação.

A partir de então, a Polícia Federal deflagrou diversas fases da operação e cumpriu mandados em diferentes estados brasileiros.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia