A Polícia Federal de Jales/SP cumpriu nesta quinta-feira (31/10) um mandado de busca e apreensão em Jales, na residência de um dos investigados, como parte da operação em andamento. Durante a ação, foram apreendidos diversos itens de interesse para as investigações, incluindo documentos e o veículo do averiguado.
Além disso, a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31/10) a Operação Shadowland, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por invadir os sistemas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales/SP, Imperatriz/MA e Açailândia/MA.
As investigações tiveram início após os servidores do INCRA detectarem acessos indevidos aos sistemas internos da instituição e comunicarem o fato à Polícia Federal. Apurou-se que os criminosos utilizavam certificados digitais ideologicamente falsos, emitidos em nome de funcionários do INCRA e de particulares, para obter acesso aos sistemas. A ação rápida do INCRA, que modificou os protocolos de acesso, impediu que ocorressem novas invasões.
Esta operação faz parte de um esforço contínuo para combater atividades ilícitas na região. A Polícia Federal tem atuado em conjunto com outras forças de segurança e órgãos governamentais para garantir a eficácia das ações e coibir atividades criminosas.
Mais informações sobre a operação podem ser obtidas junto à Comunicação Social da Polícia Federal em Brasília/DF.
Contato: (61) 2024-7557
E-mail: scs.srdf@pf.gov.br