Polícia

PF DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE ÁLCOOL EM CATANDUVA/SP



Policiais federais de São José do Rio Preto/SP apreenderam, na manhã desta quinta-feira (23) milhares de litros de álcool em um galpão clandestino na cidade de Catanduva/SP destinados à fabricação ilegal e sem autorização das autoridades sanitárias de álcool em gel e líquido na concentração de 70%, um dos principais produtos utilizados pela população na *prevenção à Covid-19. Um homem foi preso em flagrante delito. Aproximadamente 10.000 litros de álcool e 1.900 frascos prontos para venda, além de 25.000 embalagens, documentos e produtos destinados ao envasamento do produto ilegal também foram apreendidos no local.

As investigações iniciaram após a PF receber informações sobre a possível fabricação ilegal de álcool em gel e líquido em Catanduva/SP. Após investigações e diligências na cidade, os federais confirmaram as informações e a localização do galpão clandestino da fábrica, que estava identificado com uma placa de “aluga-se”, mas na verdade estava ocupado por uma fábrica clandestina de álcool, que produzia milhares de unidades do produto ilegal há alguns meses.
 
Durante as investigações, os federais conseguiram registrar a entrada de caminhões tanque que transportavam milhares de litros de álcool até o galpão clandestino. No flagrante realizado pela PF hoje, um homem foi preso e conduzido à sede do órgão em São José do Rio Preto/SP juntamente com todos os produtos, embalagens e documentos apreendidos no local.

As informações obtidas até o momento indicaram que a empresa vendia o produto clandestino para hospitais, supermercados, além de outros clientes e instituições, que podem ter adquirido o produto produzido ilegalmente, sem autorização das autoridades sanitárias. Esta conduta criminosa pode ter sujeitado consumidores a riscos à saúde em razão da exposição a várias doenças, entre elas a Covid-19, pois não há eficiência comprovada e a marca comercializada não tem registro ou autorização para venda, mas estava sendo comercializada para todo o país.

Equipes da vigilância sanitária estadual e municipal, que acompanharam os policiais federais e atestaram a clandestinidade e a ilegalidade na fabricação dos produtos devem determinar o imediato recolhimento da marca para evitar que os consumidores sejam expostos aos riscos inerentes à fabricação clandestina do produto. O material apreendido também está sendo analisado e está sob a responsabilidade das autoridades sanitárias estadual e local. Amostras dos produtos seguiram para a sede da PF em São José do Rio Preto/SP.

Esta conduta criminosa é tipificada no Código Penal Brasileiro no artigo 273, com pena severa, que pode chegar até a 15 anos de reclusão em razão do risco à saúde da população. O preso será ouvido pelo Delegado Federal Cristiano Pádua da Silva e posteriormente será recolhido ao sistema prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.

A PF agora vai continuar com as investigações objetivando identificar outros integrantes deste grupo criminoso, que pode ter fabricado e comercializado milhões de litros de produtos produzidos ilegalmente para várias cidades do país.

Coletiva de Imprensa será realizada às 16h30 na sede da PF em São José do Rio Preto/SP

Observação: A coletiva à imprensa será realizada respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, entre eles a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento entre os profissionais e número limitado de pessoas no local.

Comunicação Social PF São José do Rio Preto/SP (23/07/2020)
(17) 3122-6001

Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia