Polícia

PF cumpre mandados em operação que investiga policiais envolvidos em contrabando de cigarros



A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em São José do Rio Preto (SP), na manhã desta quarta-feira (10). O principal suspeito é um ex-policial rodoviário estadual que foi expulso da corporação. Ele não foi preso, mas foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

O mandado foi expedido pela 2ª Vara Federal de Ponta Porã (MS) e faz parte da terceira fase da ‘Operação Nepsis’, que investiga um esquema envolvendo um grupo de policiais que permitiam o escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai por rodovias paulistas.

De acordo com a Polícia Federal, o cumprimento dos mandados tem como objetivo de conseguir elementos de prova referentes ao pagamento de vantagens indevidas a um núcleo de policiais militares do Estado de São Paulo.

O grupo foi descoberto a partir da apreensão de celulares da organização criminosa desmantelada na primeira fase da Operação Nepsis, deflagrada em 2018.

Durante a investigação, foram identificadas negociações que indicam o pagamento de valores entre R$ 70 mil e R$ 120 mil por mês ao suposto grupo para liberar o material contrabandeado.

O grupo é investigado por crimes de corrupção (ativa e passiva), tráfico de influência e formação de organização criminosa.

Ainda segundo a PF, a organização criminosa investigada formou um consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai.

A rede se estruturava em dois pilares: um sistema logístico de características empresariais e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar da ação criminosa.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia