Saúde

Pesquisadores descobrem eficácia 'altíssima' de medicamento já existente no tratamento da Covid

Os resultados da pesquisa mostraram que o medicamento antiviral tapsigargina funciona centenas de vezes mais que outros medicamentos antivirais,

Pesquisadores descobrem eficácia 'altíssima' de medicamento já existente no tratamento da Covid

Em pesquisa de laboratório, pesquisadores do Reino Unido e da China confirmaram a eficácia do medicamento antiviral já existente tapsigargina no tratamento do coronavírus.

Os resultados da pesquisa mostraram que o medicamento antiviral tapsigargina funciona centenas de vezes mais que outros medicamentos antivirais, sendo capaz de tratar até mesmo o novo coronavírus e o vírus da gripe comum, segundo estudo publicado na revista Viruses.

Anteriormente, foi revelado que, em doses pequenas, este medicamento, que é à base de plantas, ativa a resposta imune antiviral congênita contra três tipos de vírus respiratórios: vírus da gripe comum, vírus sincicial respiratório (VSR) e vírus influenza A (H1N1).

Os resultados dos testes de laboratório em culturas celulares e de animais mostraram que tapsigargina é eficaz como tratamento profilático e durante infecção ativa. O medicamento previne a replicação do vírus em células durante pelo menos 48 horas depois de apenas uma dose.

Os pesquisadores destacaram que o remédio demonstra estabilidade no ambiente ácido do estômago, e por isso pode ser tomado via oral. A segurança do medicamento foi testada durante tratamento medicamentoso do câncer de próstata. Não há fatos registrados da resistência do vírus à tapsigargina.

Outra vantagem é que tanto pessoas como animais de estimação podem tomar tapsigargina, de acordo com cientistas.

"A pandemia atual destaca a necessidade de antivirais eficazes para tratamento de infecções ativas, bem como vacinas, para prevenção da infecção", afirmou o líder do estudo Kin-Chow Chang da Escola de Medicina e Ciência Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina e Química da Universidade de Nottingham, Reino Unido.

Os vírus da gripe, novo coronavírus e VSR são patógenos globais que atacam humanos e animais. Tapsigargina é um remédio da nova geração. Ao contrário dos medicamentos antivirais habituais, que têm o vírus como alvo, tapsigargina age no sistema imunológico e pode ser usado para tratar tanto os vírus contemporâneos como os futuros em humanos e animais.


Mais notícias sobre Saúde

Saúde

Jales anuncia 113ª morte por Covid-19, ocorrida na noite de ontem

O Boletim Epidemiológico registrou 82 notificações de casos suspeitos para...


Saúde

Jales - profissionais de saúde não será realizada nesta sexta-feira (26), conforme foi informado no dia da vacinação.

COMUNICADO #8: A Secretaria Municipal de Saúde informa que devido a um atraso na chegada...


Saúde

Jales - Vacinação para idosos com idades entre 80 e 84 anos começará no próximo dia 01 de março

Com a chegada de 710 doses da vacina Oxford/AstraZeneca previstas para serem entregues ao...

Saúde

Jales confirma duas mortes por Covid-19 hoje, subimos para 112 vidas perdidas pela doença.

Somamos hoje mais 31 pacientes curados da Covid-19. Com eles, Jales contabiliza 3.697 casos...